Topo

Corinthians

'Sem a Fiel o Corinthians não joga', diz Duilio após STJD suspender partida

Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/10/2022 16h20

O Corinthians e o presidente Duilio Monteiro Alves se posicionaram a respeito da decisão tomada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de suspender a partida contra o Goiás, que ocorreria às 19h de hoje (15), na Serrinha, em Goiânia, por causa da divergência sobre a presença de torcedores visitantes no estádio.

"Sem a Fiel o Corinthians não joga! Lamentável um jogo adiado, mas seria inadmissível ter jogo nesse cenário. A Fiel tem direito de estar em qualquer estádio que o Corinthians jogue! Agradecemos ao STJD a suspensão da partida em Goiás até que tudo se resolva. Vai Corinthians!", escreveu o mandatário no Twitter.

"O Corinthians reforça sua posição intransigente na luta permanente por seus direitos e pela presença da Fiel Torcida em todos os jogos da equipe, por qualquer competição e aguardará novas orientações do tribunal desportivo a respeito da partida suspensa", diz trecho da nota divulgada pelo clube.

Em contato com a reportagem, o Goiás informou somente que acatou a decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acerca da suspensão do confronto. Minutos depois, o clube esmeraldino divulgou comunicado oficial (leia a integra mais abaixo).

Entenda a polêmica

A disputa começou na semana passada, quando o MPGO (Ministério Público do Estado de Goiás) argumentou que as torcidas de Goiás e Corinthians "possuem histórico de grande rivalidade" e recomendou a proibição dos visitantes para "evitar atos de violência".

A Secretaria de Segurança Pública local reforçou o pedido, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acatou a recomendação, e na última terça-feira (11) o clube goiano abriu a venda de ingressos apenas para seus torcedores.

O Corinthians, então, acionou o STJD para tentar contar com sua torcida no estádio goiano, ainda que a decisão saísse de última hora. E foi o que aconteceu na quinta, por volta das 21h (de Brasília), menos de 48h para o jogo.

O Goiás chegou a colocar ingressos para visitantes a venda, mas voltou atrás na manhã deste sábado, quando foi notificado e acatou decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, que seguiu recomendação do MPGO, determinando que o jogo seria realizado com torcida única

Veja a nota do Corinthians na íntegra:

"O Sport Club Corinthians Paulista informa que, atendendo a petição apresentada pelo Clube, o STJD determinou a suspensão da partida entre Goiás x Corinthians designada para este sábado (15), que seria realizada às 19h, pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

De acordo com despacho assinado pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Dr. Otavio Noronha, não pode o Tribunal obrigar as partes a descumprirem uma decisão da Justiça Comum.

Ao mesmo tempo, é de responsabilidade do STJD zelar pela igualdade, ordem desportiva e equilíbrio das competições, motivo pelo qual entendeu por bem que a partida não fosse disputada na data de hoje, pelo desatendimento de decisão exarada na data de ontem pela Justiça Desportiva.

O Corinthians reforça sua posição intransigente na luta permanente por seus direitos e pela presença da Fiel Torcida em todos os jogos da equipe, por qualquer competição e aguardará novas orientações do tribunal desportivo a respeito da partida suspensa".

Veja a nota do Goiás na íntegra:

"Por determinação do Excelentíssimo Dr. Otávio Noronha, Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, a partida entre Goiás Esporte Clube e Sport Club Corinthians, previamente agendada para o dia 15/10/2022, às 19:00h, foi suspensa.

Conforme decisão proferida no Processo 204/2022 do STJD, a Confederação Brasileira de Futebol deverá agendar uma nova data para a realização da partida.

O Goiás EC comunicará, nos próximos dias, a forma de reembolso de valores, ou reaproveitamento para a data remarcada, referente aos ingressos adquiridos por torcedores.

Aguarda-se comunicação da CBF para nova data".

Corinthians