Topo

Dorival celebra jogadores inteiros e vê elenco do Fla forte antes de final

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 04h00

A vitória em casa sobre o Atlético-MG por 1 a 0, em jogo ocorrido na noite de ontem pelo Campeonato Brasileiro, deixa o Flamengo com a autoestima elevada para a grande decisão da Copa do Brasil. Mesmo optando por escalar os reservas em alguns duelos, o Rubro-Negro está invicto no torneio de pontos corridos em outubro, com três vitórias em quatro jogos.

O triunfo diante do Galo, além de mostrar a força do elenco, torna o ambiente ainda mais positivo para o confronto de quarta (19), às 21h45, contra o Corinthians. A festa do Maracanã, que esteve lotado mais uma vez, ratifica a confiança do torcedor e o bom momento que o técnico Dorival Junior vive com seus "dois times" na temporada.

"Temos demonstrado isso em todas as partidas. Fisicamente, a equipe está dando uma resposta muito boa, tanto a de quarta como a de domingo. Sentimos a força e a entrega de nosso grupo. É uma demonstração de companheirismo, onde todos são aproveitados. O João [Gomes] veio e jogou muito bem hoje. Queremos isso, todos se mantendo em condições para dar a resposta quando solicitado", elogiou o comandante em entrevista coletiva.

"O futebol pode te pegar de surpresas, e o atleta precisa estar nas melhores condições possíveis. Buscamos isso: deixar o atleta confiante e seguro para desenvolver seu melhor. Tínhamos um banco inteiro da base que, aos poucos, vem subindo. É uma equipe interessante: com todos jogadores que hoje fazem parte do nosso grupo, mesmo assim, existe uma renovação graças ao grande trabalho feito pela base. Quem sabe, daqui a pouco, eles dão uma resposta ainda mais segura", complementou Dorival.

Confronto também serve de lição

Na partida de ontem (15), o Rubro-Negro explorou muito as laterais do campo — algo bem diferente do que aconteceu no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, quando o time centralizou a maioria das jogadas. Para Dorival, essas possibilidades podem ser mais bem exploradas no jogo da taça.

"Vai muito da característica dos jogadores. Tivemos o Matheuzinho do lado direito e o Victor [Hugo] do lado esquerdo. Conseguimos aplicar alguns dos comportamentos vistos no treino, principalmente na primeira etapa. Você tem uma equipe com uma característica, mas que pode mudar ao longo da partida, com nomes ou posicionamento. Tivemos isso contra o Corinthians com alguns jogadores, mas as vezes não percebemos o que acontece. Realmente foi mais por dentro quarta e mais pelos lados hoje. Ainda ficam as possibilidades de estar por dentro com as duas equipes e de por fora com as duas equipes.

Cebolinha em alta

A utilização da equipe considerada reserva também vem sendo importante para que o treinador deixe todo o elenco bem preparado. Um exemplo é Everton Cebolinha, que chegou em baixa da Europa e vem se recuperando. O atacante foi o responsável pelo gol da vitória ontem.

"Ele tem uma característica única. Não tenho dúvidas: ainda vai evoluir muito. Ele não vinha atuando com tanta frequência e está resgatando seu melhor momento. Não tenho receio de afirmar que, talvez até o final do ano, tenhamos o melhor do Everton. Há vários jogadores que demoram um pouco para adquirir a melhor condição e se estabelecer dentro do clube, mas ele está se dedicando e entregando muito nos treinamentos para chegar até esta melhor condição", avaliou Dorival.