Topo

De novo? Bola no braço de jogador do Fla dentro da área e VAR deixa seguir

Varela bateu com braço na bola em disputa com Nacho, do Atlético-MG - Reprodução/Premiere
Varela bateu com braço na bola em disputa com Nacho, do Atlético-MG Imagem: Reprodução/Premiere

Do UOL, em São Paulo

16/10/2022 04h00

A vitória de 1 a 0 do Flamengo sobre o Atlético-MG, em jogo ocorrido na noite de hoje dentro do Maracanã e válido pelo Campeonato Brasileiro, contou com uma polêmica de arbitragem (assista abaixo).

Aos 13 minutos do 1° tempo, quando o duelo ainda estava com placar zerado, o lateral Varela, da equipe mandante, tocou com o braço na bola dentro de sua própria área em uma disputa pelo alto após uma intervenção do goleiro Santos.

Rapidamente, os jogadores do clube visitante notaram a possível irregularidade e pediram ao árbitro Ramon Abatti Abel a marcação do pênalti. O juiz catarinense, no entanto, mandou a partida seguir.

Responsável pelo VAR, Thiago Duarte Peixoto validou a decisão de campo e ignorou uma possível revisão do lance por parte de seu companheiro de profissão.

A atitude da arbitragem foi ratificada por Paulo César de Oliveira, ex-árbitro que atuou na "Central do Apito" durante a transmissão do Premiere.

"A reclamação é improcedente. A gente não tem o melhor ângulo, mas fiquei com a impressão de a bola ter batido nas costas do Varela. Mesmo se tivesse batido no braço, também seria um lance normal, porque ele está em uma ação de disputa. A bola vem do próprio companheiro, ele não está em ação de bloqueio. Lance normal", falou PC logo depois da jogada em questão.

De novo?

A nova polêmica ocorre três dias após a ida da final da Copa do Brasil, quando o Flamengo encarou o Corinthians na Neo Química Arena.

Naquela partida, o zagueiro Léo Pereira acabou desviando um cruzamento de Mateus Vital com o braço e gerou revolta por parte da equipe paulista. Assim como no duelo de ontem, o VAR mandou o duelo continuar — seguindo a decisão tomada dentro de campo.

Assista e veja reações dos torcedores