Topo

Fluminense

Diniz celebra trabalho no Flu e reclama de 'irracionalidade' do futebol

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, durante jogo contra o Avaí - R.Pierre/AGIF
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, durante jogo contra o Avaí Imagem: R.Pierre/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 21h50

O técnico Fernando Diniz valorizou a vitória do Fluminense por 3 a 0 sobre o Avaí, na noite de hoje (16), na Ressacada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista coletiva após a partida, Diniz comentou sobre o fim do jejum da equipe após três derrotas consecutivas (para Atlético-MG, Atlético-GO e América-MG) e reclamou da "irracionalidade" do futebol.

"Vencer sempre traz alívio. O futebol é um meio que existe muita pressão e irracionalidade. O Fluminense, em oito dias, saiu de uma posição de postulante ao título, que falavam super bem, para todo mundo achar que está tudo ruim. Nunca esteve tudo ruim. A equipe oscilou durante uma semana. Foram três jogos que não pontuamos. Algumas partidas a gente jogou mal, mas tivemos bons momentos nos três jogos. As derrotas trazem insatisfação muito grande por parte do torcedor, o que é natural. Todo mundo amplifica muito o que acontece durante esses momentos, aí o trabalho a gente acaba olhando pouco nessa hora", disse o treinador.

"Já falei isso mais de uma vez, mas quando a gente ganha fica mais tranquilo para falar: é um erro contumaz do futebol brasileiro. A gente coloca em xeque trabalhos e jogadores por causa de uma semana ruim. Hoje a gente ganhou de 3 a 0, a equipe jogou bem, mas teve erros que a gente cometeu. Se nesses erros o Avaí tivesse feito gol e a gente tivesse perdido de 1 a 0 estaria um drama. Sou muito grato no Fluminense por tudo que a torcida fez na minha chegada. Tem todo o direito de ficar insatisfeito, indignado. Mas as pessoas que militam e vivem do futebol têm de ter um pouco de coerência e calma para fazer as análises", continuou Diniz.

Diniz também explicou as mudanças táticas na equipe. A principal novidade foi a entrada de Yago Felipe no meio, na vaga do atacante Matheus Martins.

"Acho que a mudança do Yago foi para ganhar mais volume e poder de marcação, para o time ficar um pouco mais seguro, sem perder agressividade. É um jogador que foi titular praticamente a trajetória dele inteira. É um dos exemplos de dedicação, veio construindo essa volta e voltou no momento exato. Ajudou muito, fez uma partida muito boa, conseguiu colocar o Arias e o Ganso bastante no jogo. A ideia de colocá-lo foi completamente correspondida".

"Time conseguiu fazer partida muito boa. Tivemos os primeiros 5 ou 10 minutos um pouco oscilantes, mas depois a equipe tomou conta do jogo e mereceu ganhar por um placar mais elástico do que 3 a 0", finalizou Diniz.

Com a vitória, o Flu encerra o jejum após três derrotas consecutivas, chega aos 54 pontos e volta ao G4 na quarta colocação. O time de Diniz está empatado em pontos — mas leva a vantagem por ter uma vitória a mais — com o Corinthians, que caiu para quinto e tem um jogo a menos após a partida contra o Goiás, que seria realizada ontem, ser suspensa pelo STJD.

O Tricolor volta a campo no próximo domingo (23), às 16h, quando recebe o Botafogo em clássico no Maracanã.

Fluminense