Topo

Grêmio

Grêmio revê pivô de rebaixamento em jogo fundamental por acesso antecipado

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, busca levar seu time ao acesso para Série A - RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, busca levar seu time ao acesso para Série A Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2022 04h00

O Bahia atravessou o caminho do Grêmio na reta final do Brasileirão do ano passado e atrapalhou os planos de evitar a queda. A vitória dos baianos em Salvador pela 36ª rodada tornou ainda mais complicada a tarefa gaúcha, que acabou não sendo concluída e teve por consequência o rebaixamento. Hoje (16), novamente um momento decisivo coloca frente a frente as equipes. Agora vale ficar muito perto de voltar à elite.

Grêmio e Bahia se enfrentam pela 35ª rodada da Série B, na Arena do Grêmio, a partir das 16h (de Brasília). Em jogo, contando com resultados paralelos, o direito de poder confirmar acesso na próxima rodada.

Ver o Bahia como adversário em hora decisiva não traz boas lembranças ao Grêmio. A vitória da equipe nordestina por 3 a 1 afundou de vez o time do Sul na zona de rebaixamento em 2021. A queda acabou sendo inevitável. O Bahia, que naquele momento tinha respirado fora da zona, também acabou caindo.

Agora, o confronto tem dois lados. Ao mesmo tempo que o vencedor poderá confirmar volta para a primeira divisão já na rodada seguinte, dependendo de resultados paralelos, o perdedor poderá ver crescer a pressão de quem está fora da zona. Se o Sport bater o Vasco na Ilha do Retiro — também hoje, às 16h — a distância do quinto colocado para quem perder fica em dois pontos, se for o Grêmio, e apenas um, se for o Bahia.

"Quanto mais rápido acontecer [o acesso], melhor. Temos esse jogo importante e uma certa gordura para o quinto colocado. Independente do resultado de Sport e Vasco, temos que fazer nossa parte porque assim damos um passo gigantesco, mesmo que o Sport vença. Temos que fazer nossa parte, e então, na pior das hipóteses, mantemos cinco pontos de diferença, faltando nove em disputa [para o quinto colocado, caso o Sport vença]", disse o técnico Renato Gaúcho.

"Quanto mais rápido carimbarmos o passaporte, melhor. A responsabilidade é de todos, os jogadores estão tranquilos para pensarem jogo a jogo. E temos que saber que não temos 15 minutos para vencer, temos 90. O torcedor tem que entender que temos que buscar o resultado, mas não adianta nada tentar resolver o jogo em 15 minutos e tomar o gol. Sabemos da responsabilidade que temos, e que o Bahia também tem. Esperamos conquistar o resultado que nos interessa para ficarmos mais perto da Série A", completou.

Para espantar qualquer recordação ruim do Bahia e ficar ainda mais perto de voltar à primeira divisão, o Grêmio conta com apoio da torcida. Os jogos na Arena têm sido arma do time na Série B. Até agora foram 13 vitórias como mandante, dois empates e duas derrotas. Com Renato Gaúcho no comando, o time tem 100% de aproveitamento na Arena, que promete receber quase 50 mil pessoas.

"Eu preparo minha equipe da melhora maneira. Temos jogadores experientes e eu pergunto para eles: é melhor termos 50 mil ou jogar para 3 mil pessoas? O jogador sempre quer estádio lotado. O torcedor estará a nosso favor. É ter tranquilidade, mas com responsabilidade. A ansiedade é normal, todos querem o mesmo objetivo. Mas os profissionais se preparam. Entendemos o torcedor, mas nosso objetivo é o mesmo deles. Podem ficar tranquilos que preparamos bem o time", disparou Portaluppi.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X BAHIA
Data e hora: 16/10/2022 (Domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

Grêmio

Brenno (Gabriel Grando); Edilson (Léo Gomes), Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Lucas Silva; Thaciano, Biel e Diego Souza.
Técnico: Renato Gaúcho.

Bahia

Mateus Claus; André, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni, Daniel e Ricardo Goulart (Ytalo); Caio Vidal e Jacaré.
Técnico: Eduardo Barroca.

Grêmio