Palmeiras e São Paulo se encaram com rivalidade alimentada por decisões
O confronto deste domingo (16), às 16h, no Allianz Parque, será o sétimo entre Palmeiras e São Paulo neste ano. Para os dois clubes, esse foi e será o jogo que aconteceu mais vezes na temporada.
Embora tenha vencido muito no futebol nacional e internacional nos últimos três anos, o Palmeiras encontrou no São Paulo, mesmo durante um período mais difícil dos tricolores, o único rival estadual a lhe fazer frente e causar problemas constantes em jogos decisivos e eliminatórios.
Desde o ano passado, os rivais históricos protagonizaram encontros disputados e polêmicos, que aumentaram a temperatura do confronto —que nunca foi amena. Em 2022, o placar aponta quatro vitórias palmeirenses e duas tricolores. Os times não empataram.
Nesta temporada, o São Paulo tem seis derrotas em 35 jogos disputados em casa. Duas delas para o Palmeiras: na primeira fase no Paulista e no primeiro turno do Brasileiro.
O Palmeiras, por sua vez, perdeu apenas seis das 64 partidas de 2022. E dois clubes venceram o Palmeiras duas vezes. O Athletico-PR de Felipão bateu o Alviverde por 2 a 0 no 1º turno do Brasileiro e na ida da semifinal da Libertadores (1 a 0).
O outro foi justamente o São Paulo. Na primeira partida da final do Paulista, o time de Ceni fez 3 a 1 no Morumbi. Mas levou um 4 a 0 na volta e acabou ficando com o vice. Já nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Tricolor ganhou a ida por 1 a 0, no Morumbi. Perdeu a volta por 2 a 1, mas ficou com a vaga nos pênaltis. O jogo foi marcado por polêmica de arbitragem que gerou uma troca de declarações entre os treinadores.
Jogo vale marca inédita para o Verdão
Até aqui o Palmeiras venceu os cinco clássicos contra paulistas no Brasileirão. Duas vitórias contra o Corinthians (3x0 em casa e 1x0 fora), duas contra o Santos (1x0 em casa e também 1x0 fora) e uma contra o São Paulo (2x1 no Morumbi). Se vencer hoje o clube confirma 100% de aproveitamento contra os rivais, um feito inédito entre todos os paulistas nesses 20 anos de pontos corridos.
Em 2021, São Paulo saiu da fila contra o arquirrival
No Paulista de 2021, comandado por Hernán Crespo o São Paulo levou a melhor na primeira fase, quando venceu o time misto do rival no Allianz Parque por 1 a 0.
Os times se reencontraram na grande final. Em casa, o Palmeiras não conseguiu vencer (0 a 0). No jogo de volta, no Morumbi, o Tricolor fez 2 a 0 e foi campeão. Era o fim de um período de nove anos sem títulos, desde a Sul-Americana de 2012.
Ainda no ano passado, o Palmeiras eliminou o São Paulo nas quartas de final da Libertadores. O time de Abel Ferreira arrancou um empate por 1 a 1 no Morumbi. No Allianz Parque o Verdão fez 3 a 0 e rumou para o título continental.
No Brasileirão do ano passado, empate sem gols no Morumbi, e vitória do São Paulo por 2 a 0 no Allianz Parque. O São Paulo corria risco de rebaixamento, mas pensando na final da Libertadores contra o Flamengo, Abel Ferreira escalou um time misto. E o resultado praticamente livrou o clube tricolor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.