Topo

Libertadores Feminina - 2022

Palmeiras goleia Ind. Dragonas e vai às quartas da Libertadores feminina

Bia Zaneratto, do Palmeiras, comemora gol contra o Dragonas pela Libertadores feminina - Divulgação/CONMEBOL
Bia Zaneratto, do Palmeiras, comemora gol contra o Dragonas pela Libertadores feminina Imagem: Divulgação/CONMEBOL

Do UOL, em São Paulo

17/10/2022 21h07

O Palmeiras está nas quartas de final da Copa Libertadores feminina. Invicto na competição continental, o clube paulista goleou o Independiente Dragonas, hoje (17), por 7 a 0, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU), pela segunda rodada da fase de grupos e se classificou, com uma rodada de antecedência, para o mata-mata.

O Alviverde aproveitou o frágil sistema defensivo equatoriano para construir o placar elástico contra as equatorianas ainda no primeiro tempo. Ary Borges, Andressinha (duas vezes), Byanca Brasil e Bia Zaneratto marcaram na etapa inicial. Calderan (duas vezes) fechou a conta no tempo final.

O resultado coloca as comandadas de Ricardo Belli na ponta do Grupo C, com seis pontos somados. Invicto, o clube paulista não pode mais ser ultrapassado por Libertad Limpeño ou Dragonas, assegurando, assim, uma das duas vagas da chave para o mata-mata.

O Palmeiras encerra sua participação na fase de grupos nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), contra a Universidad do Chile, que também soma duas vitórias na competição continental.

Além do Alviverde, Corinthians e Ferroviária representam o Brasil na Copa Libertadores feminina. O Alvinegro, inclusive, goleou o Always Ready por 5 a 0 no último domingo, pelo Grupo A.

Marca e marca!

O Palmeiras dominou a partida desde os minutos iniciais e não demorou para abrir o placar contra o Independiente Dragonas, e com direito a duas falhas da goleira Irene Tobar.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Irene antecipou demais ao tentar cortar bola de Byanca Brasil pela esquerda e deixou o gol aberto. A jogadora tocou para Ary Borges, dentro da área, apenas empurrar para o fundo da rede.

Dois minutos mais tarde, a arqueira saiu errado e entregou a bola nos pés de Bruna Calderan, que tocou para Andressinha fazer o segundo do time paulista.

Preocupa?

A goleira Amanda deixou o gramado chorando ainda no primeiro tempo. Sem fazer uma defesa na partida, a arqueira alviverde sentiu o joelho esquerdo após driblar Caicedo dentro da área.

A jogadora recebeu atendimento ainda no gramado, tentou seguir em campo, mas não conseguiu firmar a perna no chão e saiu para a entrada de Jully aos 34 da etapa final.

Ela passou por avaliações no vestiário, mas precisará de exames complementares. Devido ao regulamento da competição, Amanda só poderá ser encaminhada ao hospital depois dos 30 minutos e caso não seja sorteada no doping.

Mais um

O Palmeiras não sentiu a saída de sua arqueira e ampliou o marcador no minuto seguinte. Ary Borges lançou a bola para Byanca Brasil do meio-campo. A atacante aproveitou a marcação em linha do Independiente Dragonas para sair na cara da goleira Irene e ampliar para as paulistas.

Virou goleada!

Em nova saída errada da zaga do Dragonas, Andressinha recebeu de Bia Zaneratto na entrada da área e mandou para o fundo do gol para fazer o quarto do Palmeiras aos 38 do primeiro tempo. Dois minutos mais tarde, Bia Zaneratto deixou o dela após cruzamento de Bruna Calderan.

Palmeiras - Divulgação/CONMEBOL - Divulgação/CONMEBOL
Jogadoras do Palmeiras comemoram gol contra o Independiente Dragonas pela Copa Libertadores
Imagem: Divulgação/CONMEBOL

Palmeiras poupa, Dragonas assusta

Com a vitória sacramentada ainda no primeiro tempo, o técnico Ricardo Belli poupou algumas atletas para a sequência da competição. Bia Zaneratto e Byanca Brasil saíram no intervalo para as entradas de Giovana e Carol Baiana respectivamente.

Já as Dragonas buscavam o gol de honra, e tiveram suas melhores chances em finalizações de fora da área. Roldán arriscou aos 12 do segundo tempo e acertou o travessão. Aos 17, de falta, a equatoriana voltou a carimbar a trave alviverde.

Cabe mais

O Palmeiras chegou ao sexto gol aos 21 minutos do segundo tempo. Andressinha cobrou escanteio pela direita e Calderan antecipou a marcação próximo à primeira trave para colocar a bola no fundo da rede.

De olho nas quartas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras diminuiu o ritmo no decorrer da segunda etapa. Mantendo a posse de bola, o clube paulista optou por toques laterais e de pouca velocidade. Mesmo assim, o time encontrou espaço, principalmente pelas laterais do campo, para buscar um placar ainda mais elástico. E foi isso que aconteceu.

Em cobrança de falta pela esquerda, Andressinha encontrou Calderan livre dentro da área para cabecear e fazer o sétimo do Alviverde na partida.

FICHA TÉCNICA

Independiente Dragonas 0 x 7 Palmeiras

Competição: Copa Libertadores feminina - fase de grupos
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador
Dia e hora: 17 de outubro, às 19h15 (de Brasília)
Árbitra: Milagros Arruela (PER)
Assistentes: Vera Yupanqui (PER), Gabriela Moreno (PER)
Gols: Ary Borges (Palmeiras), aos 15 minutos do primeiro tempo, Andressinha (Palmeiras), aos 17 e 38 do primeiro tempo; Byanca Brasil (Palmeiras) aos 35 do primeiro tempo; Bia Zaneratto (Palmeiras) aos 40 do primeiro tempo; Calderan, aos 21 e 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Hilaris Villasana (Ind. Dragonas); Angulo (Ind. Dragonas)

PALMEIRAS: Amanda (Jully); Bruna Calderan, Poliana, Júlia Bianchi (Sâmia), Katrine; Andressinha, Ary Borges (Day Silva), Duda Santos, Camilinha; Byanca Brasil (Carol Baiana), Bia Zaneratto (Giovana). Técnico: Ricardo Belli.

INDEPENDIENTE DRAGONAS: Irene Tobar (Andrea Morán); Tamara Angulo, Abril Reche (Ariana Lomas), María Serrano (Karina Valencia), Claudia Pineda; Ericka Gracia, Claudia Rondán, Hilaris Villasana, Nicole Charcopa; Emily Arias, Carina Caicedo. Técnico: Rodrigo Castrillón