Topo

Brasileirão - 2022

Mano comemora boa fase profissional e desabafa: 'Nos matam cedo demais'

Mano Menezes comanda o Internacional durante vitória contra o Botafogo pelo Brasileirão - Jorge Rodrigues/AGIF
Mano Menezes comanda o Internacional durante vitória contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/10/2022 04h00

"As pessoas nos matam cedo demais, com muita pressa. Tem que ter calma. É difícil morrer. A avaliação no Brasil é muito precipitada, e se desconsidera o trabalho de muitos treinadores pelo Brasil. Consequentemente, de muitos experientes, que conseguem entregar bons trabalhos, como estou entregando no Internacional".

A espirituosa resposta de Mano Menezes foi para uma pergunta sobre a satisfação que sente a respeito do trabalho dele no Colorado, após passagens curtas e apagadas por Palmeiras e Bahia. Segundo colocado no Brasileirão, Mano está invicto há 11 jogos no Brasileirão e tem a melhor campanha do returno. São nove vitórias, três empates e uma derrota em 13 partidas. O aproveitamento no período é de 77%.

Mano divide o mérito com o time, claro: "O material humano é a parte mais importante do trabalho do treinador, e esse trabalho é a confirmação de que o elenco do Inter tem qualidade. Nunca quis trazer pra mim méritos demasiados, também não tenho deméritos demasiados", refletiu o técnico.

No período do returno, auge da atual passagem de Mano pelo Inter, destacam-se os confrontos vencidos em casa contra o Fluminense (3 a 0) e o Juventude (4 a 0), além do ótimo resultado contra o Botafogo, ontem (16), no Nilton Santos.

O desempenho fora de casa é outra das forças da equipe no Brasileirão. A equipe tem a terceira melhor campanha como visitante, com 25 pontos de 48 possíveis. Nas últimas fez fora do estado, o Colorado venceu o Botafogo, o Atlético-GO e o Avaí, além de arrancar importantes empates de Flamengo e Corinthians.

O próximo jogo será, de novo, fora de casa: domingo (23), às 18h, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

Mano foca em vaga na Libertadores

Embora não economize nos elogios à sua equipe, Mano Menezes assegura que o foco para a reta final do Brasileirão está em conquistar uma vaga direta à próxima Copa Libertadores.

Ainda que tenha diminuído a diferença entre Inter e Palmeiras para oito pontos, além de ter um confronto direto com a equipe de Abel Ferreira na última rodada, Mano desvia da possibilidade de título até como estratégia para manter a concentração.

"Quando se aproxima um pouco do Palmeiras, fato raro, é inevitável [que surjam] os comentários de que não podemos perder o foco do que estamos disputando objetivamente em função de uma perspectiva longe. Deixa ela lá", disse. "Quando começarmos a olhar para outro lado, podemos deixar escapar o que temos na mão. Se passa a não pontuar, se foi a vantagem que se tem. Vamos continuar assim, é o que eu quero que o torcedor entenda e nos ajude", concluiu.

A seis rodadas do fim da Série A, o Internacional ocupa a segunda posição, com 60 pontos. Com 68, o Palmeiras lidera o campeonato.