Guarani garante permanência na Série B ao vencer o nervoso Cruzeiro
Já campeão da Série B e com o acesso garantido à elite do Brasileirão, o Cruzeiro está em situação confortável e joga apenas para cumprir tabela. No entanto, na noite de hoje (18), diante do Guarani, no Mineirão, o nervosismo demonstrado em campo pelos cruzeirenses era típico de equipe que parecia disputar o jogo da vida. Alheio à irritação rival, o Bugre aproveitou bem as duas expulsões dos jogadores celestes ainda no primeiro tempo e venceu por 1 a 0.
O gol da vitória foi marcado pelo atacante Isaque, aos 10 minutos de etapa final, livrou o Guarani do rebaixamento. Agora, com 47 pontos, o time de Campinas entrará em campo mais aliviado. Um empate já era suficiente para o time treinado por Mozart Santos conseguir a pontuação necessária para garantir a permanência na Série B, mas nem por isso o Guarani se mostrou nervoso em campo.
Já o Cruzeiro, que garantiu o retorno à Série A na 31ª rodada e o título na partida seguinte, foi uma equipe surpreendentemente irritada. Daniel Júnior foi expulso aos 33 minutos por xingar o juiz. Três minutos depois foi a vez do volante Machado, que recebeu dois amarelos em curto período. Ainda teve a expulsão do atacante Edu, também por reclamação. Mas como o centroavante já estava fora da partida, o Cruzeiro terminou o jogo com dois jogadores a menos.
Quem foi bem: Richard Ríos
O volante do Guarani foi o grande destaque da partida. No primeiro tempo, finalizou algumas vezes com perigo e foi quem ditou o ritmo do jogo. Richard ainda participou do gol marcado por Isaque.
Quem foi mal: Daniel Júnior e Filipe Machado
Foram duas expulsões totalmente infantis. Daniel Junior levou vermelho direto por xingar o juiz, enquanto Filipe Machado foi amarelado por reclamar da expulsão do companheiro e três minutos depois levou outro cartão por causa de uma entrada mais forte num adversário.
O jogo do Cruzeiro: nervoso, mas valente
Enquanto o jogo estava com 11 jogadores para cada lado, o Cruzeiro não fazia uma boa partida, tanto que foram do Guarani os lances mais perigosos. Mas a postura cruzeirense mudou após as expulsões do primeiro tempo. Mesmo com dois jogadores a menos, a equipe celeste foi valente e conseguiu criar boas oportunidades. Só não foi os suficiente para evitar a derrota no Mineirão.
Torcida não lotou
Com acesso já garantido, com o título já conquistado e a entrega da taça prevista apenas para o duelo com o CSA, na última rodada, o Cruzeiro teve um de seus menores públicos na edição 2022 da Série B, com pouco mais de 21 mil pagantes.
Expulsão direta
Aos 33 minutos do primeiro tempo um lance que mudou completamente a partida. O meia Daniel Júnior recebeu o cartão vermelho direto por xingar o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães. "Filho da p....", disse o cruzeirense.
Outro vermelho três minutos depois
Logo após a expulsão de Daniel Júnior, o volante Filipe Machado recebeu o cartão amarelo por reclamação. Não satisfeito, aos 36 minutos o camisa 23 do Cruzeiro recebeu outro amarelo por entrada dura em Giovanni Augusto. O cruzeirense ainda protagonizou uma cena grotesca ao deixar o gramado do Mineirão, quando quebrou a proteção de um dos bancos de reservas.
Gol do Guarani e outra expulsão
O gol do triunfo do Guarani foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo, por Isaque. Na comemoração, o volante Richard Ríos chutou a bandeirinha de escanteio, o que irritou bastante os jogadores que estavam no banco do Cruzeiro. O mais irritado foi o atacante Edu, substituído alguns minutos antes. O camisa 99 da Raposa precisou ser contido, mas não escapou do cartão vermelho. Já Richard Ríos foi amarelado.
Primeira derrota no Mineirão
As expulsões custaram caro para o Cruzeiro. Não pelo impacto na classificação, afinal a Raposa já conquistou o título. Mas não mais com uma campanha invicta como mandante. Até então eram 14 triunfos e três empates. O Guarani foi o único time que não perdeu pontos para o Cruzeiro até o momento nesta edição da Segundona, uma vez que também ganhou por 1 a 0 no primeiro turno.
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 0 x 1 GUARANI
Competição: Série B do Brasileiro - 36ª rodada
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 18 de outubro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões amarelos: Rafael Cabral, Geovane Jesus e Breno (CRU); Leandro Vilela, Yuri, Richard Ríos, Lucas Ramon, Mayk, Eduardo Person, Yago e Jenison (GUA)
Cartões vermelhos: Daniel Júnior, Machado e Edu (CRU)
Gol: Isaque (GUA), aos 10 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Geovane Jesus, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Filipe Machado, Willian Oliveira (Juan Christian), Pedro Castro (Breno) e Daniel Júnior; Jajá (Bruno Rodrigues), Luvannor (Rodolfo) e Edu (Kaiki). Técnico: Paulo Pezzolano
GUARANI: Koslinski; Lucas Ramon (Madison), João Victor, Derlan e Mayk; Leandro Vilela (Eduardo Person), Richard Ríos (Mateus Ludke) e Giovanni Augusto; Isaque (Edson Carioca), Yago e Yuri (Jenison). Técnico: Mozart Santos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.