Topo

Copa do Brasil - 2022

Ídolos exaltam mudança tática de Dorival Jr que 'salvou' ano do Flamengo

Dorival Júnior, técnico do Flamengo -
Dorival Júnior, técnico do Flamengo
Stefanie Ramos e Karina Merli

Do UOL, em São Paulo

19/10/2022 12h00

Quem via o Flamengo sob o comando de Paulo Sousa no início da temporada dificilmente imaginava que o clube estaria disputando duas finais neste mês de outubro. A primeira será na noite de hoje (19), às 21h45 (de Brasília), contra o Corinthians, pela Copa do Brasil.

O Rubro-Negro foi muito questionado pelo vice no Carioca para o Fluminense e pelo início abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro. Em cinco meses, o treinador português não conseguiu fazer o Fla mostrar o futebol que a torcida se acostumou a ver nos últimos anos e acabou demitido em junho.

No entanto, os torcedores do Flamengo voltaram a ter esperanças de títulos na temporada com a chegada de Dorival Júnior.

Em entrevista ao UOL Esporte, o ex-meia-atacante Sávio, que se destacou no Fla na década de 1990, destacou que a 'nova função' de Gabigol no time de Dorival é fundamental para o bom funcionamento do sistema tático da equipe, já que Pedro passou a ter mais liberdade dentro de campo.

"O trabalho do Gabigol mudou. A mudança é muito benéfica para o sistema tático do Flamengo, porque ele libera um pouco mais o Pedro, que está fazendo a diferença nesta temporada, e sai mais para ajudar na marcação e na parte de levar a bola até o ataque. É uma troca muito bacana, porque ele [Gabigol] sai do protagonismo dos gols para ser protagonista na questão tática e nas assistências", comentou durante evento do site Betfair.

Não por acaso, os dois são os principais artilheiros da equipe rubro-negra nesta temporada. Gabigol lidera com 28 gols, contra 27 de Pedro. Juntos, eles somam 15 assistências.

Recentemente, após a vitória sobre o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, a dupla chegou à incrível marca de 200 tentos pelo Flamengo.

Pedro e Gabigol comemoram gol do Flamengo sobre o Botafogo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Pedro e Gabigol comemoram gol do Flamengo sobre o Botafogo
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Djalminha, outra cria da Gávea, reforçou essa questão, citando que o camisa 9 está produzindo mais nas outras áreas do campo e armando as jogadas para que seus companheiros possam fazer os gols, principalmente Pedro, o grande nome da temporada do Fla.

"Acho que o Gabigol está em uma fase excelente, não está fazendo tantos gols como fazia, mas está produzindo muito em outros setores. O Pedro realmente é o goleador, é aquele cara para balançar as redes", citou.

Sávio também mencionou a importância do técnico brasileiro no caminho que a equipe carioca trilhou para chegar no final da temporada disputando títulos importantes.

"A chegada do Dorival foi fundamental, porque ele chega em um momento de desequilíbrio do clube, com o Flamengo mal no Campeonato Brasileiro, principalmente. Quando chega um treinador com muita capacidade técnica, de visão, ele consegue arrumar a casa em pouco tempo, o que não é fácil. Seu trabalho é muito importante para o Flamengo nesta temporada. O sucesso vem com a conquista de títulos, temos que esperar o término deste mês para ver como o Flamengo encerra a temporada", disse.

E a Copa do Brasil?

Sobre a decisão contra o Corinthians, ter a torcida a seu favor é um bônus para o clube carioca. Djalminha sabe bem como é importante contar com o apoio em massa da nação flamenguista.

"Penso que tem uma vantagem pelo fato do Flamengo jogar no Maracanã, diante da sua torcida, com o retrospecto que tem, onde dificilmente perde. Se não ganhar, deve levar para os pênaltis", disse.

No Maracanã, o Fla teve 34 jogos como mandante nesta temporada, vencendo 24 deles, empatando cinco e perdendo outros cinco. No entanto, o Rubro-Negro segue invicto como mandante na Copa do Brasil.

Para concluir, Sávio também falou sobre a possibilidade de se criar uma pressão maior para a conquista da Libertadores caso o Flamengo perca a Copa do Brasil para o Corinthians.

"Acho que qualquer perda de título mexe com o psicológico. Não sei se vai influenciar para uma final de Libertadores, porque é outra competição. Vejo o time muito focado nos dois campeonatos. Espero que o Flamengo consiga o título da Copa do Brasil para chegar à final da Libertadores com foco, mas um pouco mais tranquilo", finalizou.

Flamengo e Corinthians decidem hoje (19), às 21h45 (de Brasília), o título da Copa do Brasil. A partida de ida terminou empatada em 0 a 0, na Neo Química Arena, e o jogo de volta será disputado no Maracanã.