Globe Soccer Awards: o que é 'a outra' premiação de melhor jogador do mundo
O Globe Soccer Awards está marcado para 17 de novembro, em Dubai, três dias antes da abertura da Copa do Mundo. O evento é menos conhecido que os "rivais" Bola de Ouro, conquistada recentemente por Benzema, e Fifa The Best, que terá cerimônia apenas em 2023. Mas o objetivo de todas as premiações é o mesmo: celebrar os melhores do mundo no futebol.
Além de coroar o principal jogador do planeta, o Globe Soccer Awards tem várias outras categorias. O futebol brasileiro está representado. Abel Ferreira e Renato Gaúcho concorrem a melhor treinador. Athletico, Flamengo e Palmeiras estão na disputa pelo "clube do ano". Com novidades e até participação popular, conheça mais sobre a premiação.
Quem organiza o Globe Soccer Awards?
A premiação leva o nome da empresa Globe Soccer, especializada em consultoria esportiva. De acordo com a própria corporação, ela tem como objetivo promover conexão entre a Europa e o Oriente Médio através do futebol. A companhia organiza o evento todos os anos desde 2010, premiando apenas executivos do futebol na primeira edição.
Quais são as categorias?
O Globe Soccer Awards distribui mais troféus que a Bola de Ouro e que o Fifa The Best. Ao todo, a celebração conta com 14 categorias. As premiações relacionadas a desempenho esportivo são: jogador do ano, jogadora do ano, clube masculino do ano, clube feminino do ano, técnico do ano e jogador revelação do ano.
Os nomes fortes nos bastidores do futebol também são reconhecidos, com as honras de: presidente do ano, diretor esportivo do ano e agente do ano.
A grande diferença do Globe Soccer Awards para os demais está nos prêmios digitais. Jogadores de E-Sports, jornalistas, influencers de redes sociais, TikTok e YouTube também concorrem a troféus. Luva de Pedreiro está entre os indicados, na categoria melhor influenciador de redes sociais.
Como é a votação?
A escolha de todos os prêmios, com exceção àqueles dedicados a executivos do mundo do futebol, conta com participação popular. De hoje (20 de outubro) até 1º de novembro, é possível votar neste link, limitado a uma vez por dispositivo.
A seleção popular é a primeira etapa no processo de seleção. Os mais votados em cada categoria serão finalistas. Um comitê composto por 28 personalidades do futebol, incluindo jogadores, ex-atletas e treinadores, fará suas escolhas a partir dos resultados iniciais.
Os votos do júri selecionado pela organização terão peso de 75% na definição das premiações. Os 25% restantes são calculados com base no voto popular.
Diferenças históricas para Bola de Ouro e The Best
Desde que o Globe Soccer Awards foi criado, em 2010, as premiações de melhor jogador do mundo sofreram alterações. Na época, a Bola de Ouro e a Fifa distribuíam a premiação em conjunto, o que não acontece mais desde 2016. O The Best foi criado nesse ano.
A única "discordância" entre France Football e Fifa aconteceu em 2021. Na ocasião, Messi faturou sua sétima Bola de Ouro, enquanto Lewandowski levou o troféu The Best de melhor jogador do planeta pelo segundo ano consecutivo.
O Globe Soccer Awards tem histórico maior de divergência com as premiações mais reconhecidas. Em 6 ocasiões, a cerimônia em Dubai premiou jogadores não reconhecidos por France Football ou Fifa: Cristiano Ronaldo em 2011, 2018 e 2019, Falcao García em 2012, Franck Ribéry em 2013 e Kylian Mbappé em 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.