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Na Copa, seleções da América do Sul atraem mais patrocinadores que europeus

Seleções da Conmebol têm, em média, mais patrocinadores do que europeus - Lucas Figueiredo/CBF
Seleções da Conmebol têm, em média, mais patrocinadores do que europeus Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

20/10/2022 12h00

Classificação e Jogos

Um levantamento feito pelo Ibope Repucom a um mês da Copa do Mundo mostra que as seleções da América do Sul, vinculadas à Conmebol, atraem mais patrocinadores em média do que as nações da Europa, filiadas à Uefa.

Segundo o mapeamento inédito sobre o Mundial de 2022, a Uefa levará para o Qatar 121 patrocínios. Como tem direito a 13 vagas, a média é de 9,3 marcas por seleção. Já a Conmebol, que garante quatro vagas diretas, exibirá 73 empresas. Em média, é quase o dobro em relação às equipes do Velho Continente: 18,3 marcas por nação na América do Sul.

"O grande volume de cobertura midiática do torneio faz parte da rotina de bilhões de indivíduos ao longo de todo o período da Copa. Neste contexto, as marcas patrocinadoras das 32 seleções participantes possuem o privilégio de promover suas mensagens e se servem dos atributos nobres do esporte e da competição", afirma Arthur Bernardo Neto, Head do Ibope Repucom.

Entre os europeus, é interessante notar a presença de marcas do setor de varejo, que representa 8% do total no continente (veja abaixo).

Já na América do Sul, as apostas esportivas aparecem na quinta colocação entre setores, com 7%, assim como empresas de alimentação.

No total, o levantamento do Ibope identificou 337 acordos de 300 marcas que serão exibidas, entre patrocinadoras, parceiras ou fornecedoras das seleções que estarão no Qatar.

Ibope divulga estudo sobre patrocínios na Copa por continente - Divulgação - Divulgação
Ibope divulga estudo sobre patrocinadores na Copa do Qatar
Imagem: Divulgação

Setor financeiro domina patrocínios

O setor financeiro lidera o volume de exposições em todas as confederações continentais. Segundo o mapeamento, o departamento tem 51 exposições de 47 marcas diferentes entre todas as seleções. "[O domínio das empresas financeiras entre todos os continentes] reforça a relevância do setor para o patrocínio esportivo regional e global", diz o estudo.

Entre as seleções da Ásia, onde tem a maior fatia em relação a outros serviços, o setor representa 20% do que é anunciado.

Na sequência, aparecem os setores de Alimentação e Bebidas não alcoólicas, com 29 acordos de patrocínio cada, seguidos por marcas dos setores de Telecomunicações e Automotivo, com 25 e 22 exposições de marcas, respectivamente.

Estes cinco setores, somados, totalizam 156 acordos, cerca da metade (46%) de todos os 337 patrocínios identificados entre todas as equipes analisadas. As marcas destes setores principais patrocinam ao menos 16 das 32 seleções que estarão em campo no Qatar a partir de 20 de novembro.

Ibope divulga estudo sobre patrocínios na Copa - Divulgação - Divulgação
Veja outros recortes do estudo do Ibope Repucom
Imagem: Divulgação