Topo

OPINIÃO

RMP: Flamengo tem questões importantes a melhorar para a Libertadores

Do UOL, em São Paulo

20/10/2022 11h59

O Flamengo conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil ao vencer o Corinthians nos pênaltis, mas a atuação no Maracanã, principalmente durante o segundo tempo, deixou torcedores preocupados em relação à decisão da Libertadores, que acontece no próximo dia 29 contra o Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador. Para Renato Maurício Prado, o time de Dorival Júnior tem questões a resolver até lá.

No UOL News Esporte, ao lado de Domitila Becker e Vitor Guedes, Renato cita a necessidade de arrumar um substituto para Thiago Maia no caso de ele não poder atuar, assim como destaca a queda de rendimento de Arrascaeta como um fator a ser trabalhado pelo treinador para encontrar alternativas de jogo.

"Tem que dar um jeito de melhorar, minha preocupação é contusão. Se o Thiago Maia de fato tiver sentido o joelho, eu não sei se em nove dias ele recupera. E aí se ele não puder jogar ou se jogar e sentir de novo, o Flamengo tem que ter uma opção melhor do que botar apenas o Arturo Vidal e principalmente botar o Matheuzinho. Eu insisto, se eu sou o Dorival, treinava o Flamengo com o David Luiz de volante e o Fabrício Bruno na zaga".

"O tetra foi legal, tudo bem, mas deixou lições importantes com vistas à final da Libertadores. O Athletico-PR hoje em dia é inferior ao Corinthians, o Vítor Pereira é mais técnico que o Felipão e o time do Corinthians é muito mais forte tecnicamente do que o Athletico-PR, mas final de Libertadores não tem moleza e o Flamengo precisa usar esses nove dias, que na verdade são sete, porque tem a viagem e o dia do jogo, tem sete dias para trabalhar e ver como é que vai resolver isso".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

RMP: Dorival tem enorme importância no resgate do Flamengo

O recuo do Flamengo no segundo tempo do jogo contra o Corinthians incomodou a muitos torcedores em relação ao técnico Dorival Júnior, mas para Renato Mauricio Prado, é necessário reconhecer a forma como ele conseguiu recuperar o time rubro-negro de uma temporada que não havia começado bem com Paulo Sousa.

"Eu sei que a torcida do Flamengo está cuspindo marimbondos com ele desde o jogo de ontem porque atribui a ele o Flamengo ter recuado e ter feito um segundo tempo tão abaixo, mas não pode se esquecer que foi o Dorival que pegou esse time na draga que o Paulo Sousa deixou, ele pegou aquele time destroçado, levou lá para a parte de cima do Brasileiro e está nas duas finais, já ganhou a primeira, a Copa do Brasil, e tem chance de ganhar a segunda".

Vitão: Acho que Dorival não vai ficar no Flamengo para o ano que vem

Dorival Júnior tem vínculo com o Flamengo apenas até o fim da atual temporada, na qual ainda tem a jogar a final da Libertadores contra o Athletico-PR e as seis rodadas restantes do Brasileirão. Para Vitor Guedes, dificilmente o treinador permanecerá na Gávea para 2023, já que ele pode virar candidato a substituir Tite na seleção brasileira.

"Pelo que ele fez ontem, não, mas acho que ele não vai ficar no Flamengo ano que vem. Se o Flamengo perder a Libertadores, e eu acho o Flamengo muito favorito, ele ganhando as duas coisas e sem nenhum treinador pedindo passagem, tem grande chance de ser lembrado. E se não ganhar a Libertadores depois de ter ganhado a Copa do Brasil com torcedores do Flamengo reclamando do jeito que jogou, acho que ele não fica também".

Vitão: A tendência é que Vítor Pereira fique no Corinthians

O técnico Vítor Pereira também tem vínculo com o Corinthians apenas até o final da atual temporada e deixou para definir a permanência depois da final da Copa do Brasil. VItão afirma que a temporada termina com o português em seu melhor momento no clube, que deseja a renovação de contrato, assim como a diretoria, ficando na dependência do treinador.

"Vítor Pereira demorou demais para fazer as cosias certas, achei que ele errou demais na temporada pelo que ele custa, só que ele chegou no final do ano em seu melhor momento. Demorou um pouco, mas entendeu o Corinthians, é ele bom treinador, terminou bem o ano e a questão de ele ficar ou não, o Corinthians quer que ele fique, o grosso da torcida quer que ele fique, a questão é ele falar se quer ou não. Há algumas semanas, o Corinthians tinha pouca esperança que ele ficasse e agora a tendência é que ele fique, mas depende dele".

O UOL News Esporte vai ao ar três vezes por semana, com a análise dos destaques do mundo esportivo

Quando: Toda terça, quarta e quinta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: