Topo

Sport barra entrada de time infantil com uniforme rival; clube se desculpa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

20/10/2022 18h51

O Sport impediu na tarde de hoje (20) que meninos das categorias de base de futsal do Santa Cruz entrassem na Ilha do Retiro para a disputa de um jogo vestindo o uniforme do rival. O clube não permite o acesso às dependências do local com camisas de outras equipes e os garotos tiveram que se trocar na calçada. Após um vídeo denunciando o episódio repercutir nas redes sociais, o clube se posicionou e pediu desculpas pelo ocorrido com as crianças.

Em nota enviada ao UOL Esporte, o Sport ressaltou a norma interna e afirmou que possui vestiários para a troca de vestimenta, mas assumiu que a situação não precisava ter acontecido daquela maneira e se desculpou. "Por se tratar de crianças, mesmo que sob os cuidados de adultos, o Clube reconhece que a questão poderia ter sido tratada com mais sensibilidade e pede desculpas pela situação vivenciada pelos pais, atletas e responsáveis", afirmou.

Além disso, o clube pernambucano informou que está orientando o seu quadro de funcionários para que esse tipo de episódio não volte a acontecer. O comunicado do Sport diz que os meninos faziam parte do time sub-9, mas o Santa Cruz afirma que eram do sub-11.

Santa Cruz repudia episódio

Em contato com a reportagem, o diretor das categorias de base do Santa Cruz, Anchieta Dantas, manifestou o repúdio do clube pela forma como os funcionários do rival lidaram com o ocorrido. O dirigente também afirmou que a postura do Sport é "reincidente" e que faltou bom senso na situação, embora o Tricolor Pernambucano respeite a norma interna da outra equipe.

"A gente, enquanto diretoria, repudia totalmente isso. O Sport já é reincidente nesse tipo de atitude. A gente entende, compreende e respeita a questão da norma interna do clube, o fato de ninguém transitar com outras camisas, mas o fato é que se trata, e aí tem que ter o bom senso e isso está inserido na própria nota do Sport, que são crianças e que estavam no momento da partida", destacou o diretor.

"Poderia haver o bom senso de transportar essas crianças com segurança até o ginásio. Vale salientar que já tiveram jogos esse ano no Sport, nessa e em categorias inferiores, e nós não temos esse mesmo tipo de atitude com eles. Sempre recebemos atletas uniformizados e entendemos que faz parte do processo de formação. Evitamos, inclusive, o constrangimento e a humilhação que esses meninos sofreram hoje", completou.

O diretor da base ainda revelou que o presidente do clube, após ser informado do acontecimento, entrou em contato com o mandatário do Sport, que fez uma apuração interna antes de emitir a nota de esclarecimento. O Santa Cruz acionou a própria Federação Pernambucana de Futsal para informar seu repúdio e solicitar medidas para que o episódio não ocorra novamente.

Vídeo expõe o episódio

Nesta tarde, o jornalista Diego Gondim publicou no Twitter um vídeo enviado a ele sobre o ocorrido e criticou a postura do Sport com as crianças. "Norma do Sport é que ninguém entre nas suas dependências com camisas de outros clubes. Mas nesse vídeo são atletas crianças do Sub-9 do Santa Cruz. Qual o mal que eles iriam causar a instituição Sport Club do Recife? Crianças tendo que se trocar na rua. ABSURDO!", escreveu.

Na gravação, um homem aparece narrando os acontecimentos. "É assim mesmo. Olha, pessoal, mais uma vez a norma da casa aqui, não pode entrar no Sport com a farda do Santa Cruz. A gente está atrasado para o jogo, que é agora 15h. Cheguei em cima da hora porque me largaram tarde por causa da escola. A gente está sendo prejudicado mais uma vez, maior transtorno aqui no Sport", iniciou.

"Estão fazendo os meninos tirarem a roupa, não podem entrar assim, estão entrando com a roupa normal que vieram. Ainda estão achando que a gente está errado. Lá [no Santa] a gente abre os portões para todos entrarem, sem nenhum problema, porque é criança e é futebol. Mas, tudo bem, estamos aqui respeitando a norma deles", concluiu.

O vídeo repercutiu nas redes sociais e gerou indignação de alguns torcedores.

Leia o comunicado do Sport na íntegra

O Sport Club do Recife informa que tomou conhecimento do vídeo que circula nas redes sociais com atletas da categoria Sub-9 de futsal do Santa Cruz trocando de uniforme ao entrar na Ilha do Retiro.

Como regra do Clube, não é permitido o acesso com camisas de outros times nas dependências da Ilha do Retiro e o Sport esclarece também que dispõe de vestiários em suas quadras para a troca de uniformes.

Por se tratar de crianças, mesmo que sob os cuidados de adultos, o Clube reconhece que a questão poderia ter sido tratada com mais sensibilidade e pede desculpas pela situação vivenciada pelos pais, atletas e responsáveis.

O Sport está orientando de forma interna o seu quadro de funcionários para que o episódio não ocorra novamente.