Topo

Árbitro da final da Libertadores expulsou Cuca e já apitou goleada do Fla

Árbitro da final de 2020 entre Palmeiras e Santos, argentino Patricio Louscau apitará decisão entre Athletico e Fla - Divulgação / Conmebol
Árbitro da final de 2020 entre Palmeiras e Santos, argentino Patricio Louscau apitará decisão entre Athletico e Fla Imagem: Divulgação / Conmebol

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/10/2022 18h26

A Conmebol divulgou a equipe de arbitragem que trabalhará na grande final da Copa Libertadores, entre Athletico-PR e Flamengo, no próximo dia 29, em Guayaquil, no Equador. O árbitro Fifa escolhido foi o argentino Patricio Loustau, que é conhecido no Brasil por ter apitado a final da competição em 2020, entre Palmeiras e Santos, e também a semifinal de 2019 entre o Rubro-Negro e o Grêmio, ocasião em que os cariocas aplicaram um goleada histórica por 5 a 0 no Maracanã (RJ).

Os auxiliares Diego Bonfá e Ezequiel Brailovsky também são argentinos assim como o responsável pelo VAR, Mauro Vigliano.

Na final de 2020, disputada no Maracanã, Loustau expulsou aos 50 minutos do segundo tempo o treinador Cuca, que na ocasião dirigia o Santos. No episódio, o técnico se chocou com o lateral-direito palmeirense Marcos Rocha após a bola sair pela lateral.

Ao invés de se dirigir para o vestiário, o comandante pulou a mureta e acompanhou o fim do jogo da arquibancada, que estava vazia por causa da pandemia de covid-19. Foi dali que ele assistiu ao gol do título do Alviverde, marcado por Breno Lopes aos 53 minutos.

Loustau é árbitro Fifa desde 2011 e é filho de Juan Carlos Loustau, considerado um dos maiores árbitros da história da Argentina. Na final da Libertadores de 2020, além do vermelho para Cuca, ele distribuiu sete cartões amarelos, sendo três para o Palmeiras e quatro para o Santos.