Topo

Campo fala: Quem está mais perto ou mais longe a um mês da Copa do Qatar

Pedro abraça Éverton Ribeiro em comemoração de gol do Flamengo contra o Corinthians - Buda Mendes/Getty Images
Pedro abraça Éverton Ribeiro em comemoração de gol do Flamengo contra o Corinthians Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

21/10/2022 04h00

Classificação e Jogos

O técnico Tite já tem na cabeça boa parte dos jogadores que irão disputar a Copa do Mundo do Qatar 2022. Porém, algumas vagas ainda não têm dono e serão definidas, segundo o próprio treinador, pelo desempenho dos atletas em seus clubes. O UOL Esporte conta semanalmente como esses candidatos atuaram na rodada.

Tite costuma dizer que "o campo fala" quando é perguntado sobre dúvidas entre um atleta ou outro em suas convocações. A lista final do treinador terá 26 nomes, dos quais ao menos 18 já estão praticamente carimbados no Mundial.

As oito vagas sobressalentes devem se dividir entre: uma ou duas na zaga, uma na lateral direita, uma na lateral esquerda, uma no meio-campo e três ou quarto no ataque. O UOL Esporte lista quem saiu na frente nesta semana de jogos.

Foram bem: Alex Telles, Everton Ribeiro, Pedro e Firmino

Alex Telles disputa posição com o argentino Acuña principalmente desde a chegada do técnico Jorge Sampaoli. Na vitória sobre o Mallorca, foi titular enquanto Acuña ficou no banco e entrou em seu lugar na segunda etapa. Diante do Valencia, os dois atuaram juntos pelo setor. Telles tem feito bons jogos com a liberdade ofensiva que Sampaoli gosta de dar aos seus times.

Pedro e Everton Ribeiro foram fundamentais no título do Flamengo na Copa do Brasil. O gol dos cariocas saiu justamente de combinação entre os dois e o uruguaio De Arrascaeta. De primeira, Everton Ribeiro achou Pedro em profundidade e o centroavante deu um toque rasteiro para vencer Cássio.

Em ótima fase no Liverpool, Firmino foi titular nas vitórias sobre o Manchester City e West Ham, completando três jogos consecutivos como titular, o que não acontecia desde agosto. O atacante vem atuando mais como meia centralizado nesta temporada, atrás de Darwin Núñez, novo centroavante dos Reds. O centroavante soma oito gols e quatro assistências em 14 jogos no ano.

Medianos: Ibañez, Danilo, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli

Ibañez segue como titular do lado esquerdo da linha de três defensiva da Roma. Na vitória sobre a Sampdoria na última segunda-feira, recebeu um cartão amarelo e não fez uma de suas melhores atuações na equipe italiana. Com a lesão de Bremer e com Veríssimo demorando a retornar, o defensor tem chance de ouro de cravar sua vaga na Copa nos jogos das próximas semanas.

Danilo fez um jogo regular e sem destaque no empate por 0 a 0 no clássico contra o São Paulo.

Gabriel Jesus foi titular nas duas partidas, vitórias por 1 a 0 sobre Leeds e PSV, mas não obteve o mesmo destaque que se acostumou a ter na temporada. Diante dos holandeses, foi o jogador mais perigoso do Arsenal, mas parou no goleiro Benítez. Martinelli foi titular na Premier League e ficou no banco contra o PSV. Ambas atuações sem destaque.

Não foram bem: Gabriel Magalhães, Douglas Luiz, Coutinho, Richarlison e Matheus Cunha

Richarlison não fazia um bom jogo na vitória do Tottenham sobre o Everton quando acabou se lesionando e deixou o campo. O atacante chorou muito no vestiário e deixou o estádio de muletas, mas foi só o susto. Exames posteriores definiram um prazo de duas semanas de recuperação.

Douglas Luiz foi titular nos dois jogos da semana e acabou expulso de campo no início do segundo tempo da derrota para o Fulham por uma agressão. O volante se estranhou com Mitrovic e deu uma cabeçada que foi flagrada pelo VAR. Seu companheiro de time, Phillipe Coutinho perdeu a posição na equipe e foi reserva nos dois jogos.

Matheus Cunha voltou a ser opção no banco de reservas nos dois jogos da semana. Na vitória contra o Athletic sequer entrou em campo, enquanto no empate contra o Rayo Vallecano saiu do banco na vaga de Morata — autor do gol. Teve quatro oportunidades na partida, mas parou no goleiro Dimitrievski sem levar muito perigo.

No fim da partida contra o Leeds, Gabriel Magalhães se envolveu em confusão evitável com o atacante Bamford e acabou expulso com pênalti anotado a favor do rival. O árbitro, porém, após análise no VAR, voltou atrás e marcou falta em cima do zagueiro brasileiro, anulando as marcações iniciais. Foi titular contra o PSV e teve pouco trabalho.

Nem atuaram: Lucas Veríssimo, Bremer, Renan Lodi, Dani Alves, Emerson Royal e Gerson

O zagueiro do Benfica voltou a treinar com os companheiros, mas ainda procura a melhor forma física e corre por uma chance de estar na Copa. Já David Neres teve uma lesão muscular na coxa direita e ainda não retornou.

O lateral Renan Lodi está em fase final de recuperação de uma leve torção no tornozelo e deve estar de volta na próxima rodada.

Bremer foi titular da Juve, mas foi substituído ao sentir uma lesão. Exames posteriores mostraram uma lesão de baixo grau na coxa. A previsão dos italianos é que o zagueiro se recupere em 20 dias, antes, portanto, da lista final de Tite para a Copa do Mundo.

O lateral Emerson Royal seguiu fora do time cumprindo suspensão automática de três jogos após ser expulso com cartão vermelho direto na partida contra o Arsenal.

Gerson foi reserva e não entrou na derrota do Olympique de Marselha para o PSG por 1 a 0. Dani Alves não tem mais jogos pelo Pumas, eliminado do torneio mexicano, e treina no Barcelona para manter a forma física.

Quem são os 18 'garantidos'

O UOL Esporte considera já garantidos na lista final de Tite os goleiros Alisson, Ederson e Weverton, o lateral-direito Danilo, o lateral-esquerdo Alex Sandro, os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão, os volantes Casemiro, Fabinho, Fred e Bruno Guimarães, o meia Lucas Paquetá e os atacantes Neymar, Vinicius Jr, Raphinha, Rodrygo e Antony.

Quem são os principais candidatos para as últimas vagas

Nas oito vagas restantes, alguns nomes que fizeram parte do ciclo da Copa do Qatar 2022 ainda brigam por vaga. São eles:

Zagueiros: Lucas Veríssimo, Ibañez, Bremer e Gabriel Magalhães
Laterais: Alex Telles, Renan Lodi, Daniel Alves e Emerson Royal
Volantes: Danilo, Douglas Luiz e Gerson
Meias: Philippe Coutinho e Everton Ribeiro
Atacantes: Richarlison, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Firmino, David Neres e Pedro