Topo

Cristiano Ronaldo já deu 'piti' até na seleção portuguesa; veja polêmicas

Cristiano Ronaldo lamenta chance perdida em Manchester United x Omonia - MB Media/Getty Images
Cristiano Ronaldo lamenta chance perdida em Manchester United x Omonia Imagem: MB Media/Getty Images

Colaboração para o UOL

21/10/2022 13h38

Afastado do elenco do Manchester United após abandonar o banco de reservas antes do final do jogo contra o Tottenham, Cristiano Ronaldo tem um longo histórico de 'pitis' por sua vitoriosa carreira.

O jornal inglês "Mirror" listou os "chiliques" do português por diferentes clubes que passou e até pela seleção lusitana. De Mourinho a Alex Ferguson, diferentes treinadores tiveram que lidar com a personalidade forte e a fama de 'marrento' do craque, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo.

De volta a 2009, logo após o Manchester United conquistar o Campeonato Inglês e a Liga dos Campeões, ficar fora de qualquer partida era motivo de fúria para o então jovem, mas já decisivo Cristiano Ronaldo.

Alex Ferguson

Ao ser sacado de um Derby de Manchester pelo lendário treinador Alex Ferguson, o português teve uma reação parecida com a da última quarta-feira (19) e chegou a atirar o agasalho ao chão. À época, a justificativa era justamente poupá-lo para a final da Liga dos Campeões contra o Barcelona, na qual o clube inglês acabou derrotado.

Cristiano Ronaldo e Alex Ferguson em 2003, quando o craque chegou ao Manchester United pela primeira vez - John Peters/Manchester United  - John Peters/Manchester United
Cristiano Ronaldo e Alex Ferguson em 2003, quando o craque chegou ao Manchester United pela primeira vez
Imagem: John Peters/Manchester United

José Mourinho

Com José Mourinho, também conhecido pelo temperamento forte, já no Real Madrid, Cristiano também teve seus desentendimentos. "Quando o critiquei do ponto de vista tático porque achava que ainda podia melhorar, ele não aceitou o que eu tinha a dizer. Talvez porque ele pense que já sabe tudo e o treinador não pode mais ajudá-lo a crescer", afirmou Mourinho em uma entrevista em 2020.

Cristiano Ronaldo e José Mourinho juntos no Real Madrid - Kevork Djansezian/Getty Images - Kevork Djansezian/Getty Images
Cristiano Ronaldo e José Mourinho juntos no Real Madrid
Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

Seleção portuguesa

Na seleção, Cristiano teve problemas com o treinador Paulo Bento, durante a Eurocopa de 2012. O camisa 7 saiu de campo insatisfeito e a situação obrigou o treinador a vir a público se desculpar com a torcida.

Apesar da polêmica, CR7 foi mantido no time titular e ajudou a levar a seleção portuguesa às semifinais, derrotada nos pênaltis pela Espanha - Cristiano optou por bater a última cobrança e não teve a chance, já que Pepe e Moutinho desperdiçaram e a disputa acabou antes da quinta penalidade.

Mais recentemente, em 2021, Cristiano se enfureceu após Portugal perder a vaga direta para a Copa do Mundo e ser forçado a disputar a repescagem. Após perder para a Sérvia com gol aos 45 do segundo tempo, Cristiano gritou com o treinador Fernando Santos, indignado com a derrota. Mesmo sem gols de CR7 contra Turquia e Macedônia do Norte na repescagem, Portugal conseguiu a vaga no Qatar.

Fernando Santos, técnico de Portugal, abraça Cristiano Ronaldo - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Fernando Santos, técnico de Portugal, abraça Cristiano Ronaldo
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Outros casos

Cristiano ainda teve polêmicas com mais treinadores, nos tempos de Real madrid, Juventus e também no United. Com Rafa Benítez, CR7 chegou a afirmar que o clube merengue 'não ganharia nada' - e, de fato, o espanhol não levou o Real a conquistar títulos. A curta passagem de Rafa Benítez deu lugar a Zidane, que levou o Real ao título da Liga dos Campeões.

Com Maurizio Sarri, na Juve, Cristiano demonstrou sua insatisfação ao ser substituído de um jogo entre Juventus e Lokomotiv Moscow, na Liga dos Campeões de 2018-2019. Na ocasião, Sarri afirmou que Ronaldo se irritou por ter se lesionado.

Ainda na Juve, Pirlo chegou a cobrar mais comprometimento defensivo de Cristiano e deixou o gajo no banco em uma partida importante do Campeonato Italiano. "Não tem nenhuma cláusula que diga que ele não possa ser substituído", afirmou Pirlo após sacar CR7 de campo depois de um hat trick na Copa da Itália.

Por fim, mesmo tendo ficado apenas algumas semanas no comando do United, Ralf Ragnick teve tempo de se indispor com o português. Cristiano não escondeu sua frustração ao ser substituído contra o Brentford pelo Campeonato Inglês. Maus resultados e a perda do controle do vestiário levaram à demissão de Ragnick, que deu lugar a Ten Hag.

Tentando driblar a má fase, Cristiano caminha para o que pode ser sua última Copa do Mundo. Fora do clássico contra o Chelsea amanhã (22), o português prometeu ainda estar preparado para o restante da temporada do Manchester United.