Topo

Obcecado por títulos, Filipe Luís já projeta carreira após parar de jogar

Filipe Luís levanta a taça da Copa do Brasil vencida pelo Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís levanta a taça da Copa do Brasil vencida pelo Flamengo Imagem: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Bruno Braz, Alexandre Araújo e Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/10/2022 12h00

Entre sorrisos, abraços, gritos de 'é campeão' e o êxtase pela conquista da Copa do Brasil, um jogador do Flamengo já pensava nos próximos compromissos. Obcecado por títulos, Filipe Luís está em reta final de contrato e o futuro ainda é uma incógnita, mas ele já projeta a vida após pendurar as chuteiras e afirma que a "fome" por troféus vai continuar.

O vínculo do lateral-esquerdo com o Rubro-Negro vai até o fim da atual temporada — assim como Diego Alves e Diego Ribas, companheiros da "Geração 85" —, e as partes indicam cautela sobre o assunto.

Em oportunidades anteriores, Marcos Braz, vice de Futebol e principal nome da pasta, apontou que ainda não era o momento para colocar a pauta à mesa. "Na hora certa, a gente vai se posicionar. A minha relação e a relação do Flamengo com o Filipe é muito boa, acima da média. As coisas serão resolvidas no momento certo", disse, em participação no Canal do Benja.

Internamente, porém, há uma movimentação até mesmo do próprio elenco para que Filipe Luís possa estender a vida como jogador do clube. Tal desejo já foi externado até durante uma entrevista ao vivo.

O lateral, por sua vez, ainda não cita a questão publicamente, e demonstra estar focado na final da Libertadores, que acontece no próximo dia 29, contra o Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador. Porém, deu indícios de uma vontade de permanecer trabalhando com futebol mesmo após se aposentar dos gramados.

"Quando eu quis vir para o Flamengo, era a realização de um sonho, mas como falei, minha forma de ser, não consigo nem comemorar direito. A única coisa que quero é continuar conquistando, em busca da excelência, temos outra oportunidade de ganhar a Libertadores e fazer história com essa equipe. Depois, lá no futuro, alguns vão viver do passado, eu não, vou continuar querendo buscar títulos, até mesmo depois de parar, em outro cargo", disse.

No ano passado, enquanto técnico da equipe da Gávea, Renato Gaúcho revelou que o camisa 16, ao lado de Diego Ribas e Arão, estavam fazendo cursos preparatórios na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Filipe Luís, Diego Ribas e Arão estão fazendo curso na CBF para se tornarem treinadores. Eles têm grandes chances, pois são pessoas inteligentes, gostam de trocar ideia na parte tática principalmente, e eu tenho certeza que serão grandes treinadores'', afirmou, à época.

Também no ano passado, o técnico Eduardo Barroca, em papo no Charla Podcast, lembrou da passagem no Coritiba e quando o jogador rubro-negro conseguiu organizar a equipe para neutralizar a tática desenhada pelo treinador.

"Teve um lateral perto da minha área técnica, e o Filipe Luís veio cobrar. Ele olhou para os zagueiros do Flamengo e falou: 'Vocês não estão vendo que eles estão no 4-3-2, e não com duas linhas de quatro? Parem de jogar por dentro! Vamos jogar por fora, que os três do meio vão ter que balançar e daqui e pouco eles não vão mais aguentar a gente' ", contou.

"Ele organizou o time, e, a partir daquele momento, a gente não conseguiu fazer mais nada... O Filipe teve uma leitura perfeita de dentro de campo do que estava acontecendo", completou.

Torcedor do Flamengo na infância, Filipe Luís desembarcou na Gávea em 2019 e, até aqui, faz parte de uma das gerações mais vitoriosas da história do clube. No Rubro-Negro, ele conquistou a Libertadores de 2019, o Brasileiro de 2019 e 2020, a Copa do Brasil deste ano, Supercopa do Brasil de 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana de 2020 e Carioca de 2020 e 2021.