Topo

Brasileirão - 2022

Por que Corinthians não liga se Brasileiro tiver G4 ou G6 por Libertadores

Corinthians mostrou força na final da Copa do Brasil, mas acabou com o vice nos pênaltis - Wagner Meier/Getty Image
Corinthians mostrou força na final da Copa do Brasil, mas acabou com o vice nos pênaltis Imagem: Wagner Meier/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

21/10/2022 12h00

O título escapou na Copa do Brasil, e agora o Corinthians tem um único caminho para estar na próxima Libertadores: não vacilar na reta final do Brasileirão. O Alvinegro depende apenas de si para ir direto à fase de grupos do torneio continental, mas precisa estar atento nas rodadas que restam. Abaixo, o UOL Esporte faz as contas e explica por que não faz diferença para o clube se o G4 virar G5 ou até mesmo G6.

A corrida do Corinthians por uma vaga direta não depende de mais ou menos vagas disponíveis no Brasileirão. Seja quem for o campeão da atual Libertadores no sábado que vem (29), o Timão terá que defender seu lugar contra quem está mais abaixo na classificação, e o mais próximo deles é o Atlético-MG (sete pontos atrás).

Em resumo, se der Flamengo em Guayaquil, o atual G5 vira G6, e o primeiro fora desta zona de classificação é o Atlético-MG. Por outro lado, se der Athletico na final, o próprio Furacão garante sua vaga, "sai da disputa" no Brasileiro, e o primeiro desafiante às vagas diretas seguiria sendo o Galo.

Como está a situação atual

Atualmente o G4 do Brasileirão é G5, pois o Flamengo venceu a Copa do Brasil e assim pode abrir uma vaga direta nos grupos da Libertadores. Com 54 pontos, o Corinthians ocupa justamente o quinto lugar e tem um jogo a menos do que todos os concorrentes. O sexto colocado, com 51, é o Athletico — justamente quem enfrenta o Fla na final de sábado que vem.

O jogo a menos do Corinthians é a visita ao Goiás, que deveria ter acontecido na rodada passada, mas acabou adiado pelo STJD. Por isso o Alvinegro ainda tem 21 pontos em disputa neste Brasileirão. O próximo compromisso é o clássico contra o Santos, às 19 horas (de Brasília) de amanhã (22), na Vila Belmiro.

Quatro vitórias devem bastar

O Corinthians pode garantir sua vaga direta nos grupos da próxima Libertadores com quatro vitórias nos sete jogos que têm pela frente —podem até ser três vitórias e um empate, desde que o empate seja contra o Atlético-MG, um concorrente direto. Desta forma alcançaria os 66 pontos e estaria completamente fora do alcance do próprio Galo, que hoje tem 47 (com mais 18 em disputa). Os dois times se enfrentam na última rodada, no dia 13.

O quinto colocado do Brasileirão nunca fez mais do que 64 pontos, considerando todas as edições de pontos corridos com 20 clubes. Em 2021, ano de pontuação especialmente equilibrada, o quarto colocado foi o Fortaleza com apenas 58 pontos — o Corinthians ficou um atrás.