Na ressaca do título, Fla enfrenta América-MG já com cabeça na Libertadores
Entre a celebração do tetra da Copa do Brasil e de olho na luta pelo tri da Libertadores. É neste cenário que o Flamengo enfrenta o América-MG, hoje (22), pelo Campeonato Brasileiro, competição que, diante das atuais perspectivas, perdeu espaço no planejamento rubro-negro. O confronto, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), começa às 19h (de Brasília).
O time da Gávea, com 55 pontos, apesar de iniciar a rodada na terceira colocação, já se vê longe do líder Palmeiras, que tem 68. Já o Coelho, com 45, está no meio da tabela e briga por vaga na zona de classificação à Libertadores do ano que vem.
Com o foco voltado ao duelo com o Athletico-PR, em Guayaquil (EQU), no próximo sábado (29), o Fla deve mandar a campo uma equipe bastante modificada e com diversos jovens.
A comissão técnica encabeçada por Dorival Júnior vinha, até aqui, adotando um time titular para as Copas e um apontado como alternativo nos pontos corridos. Porém, há uma preocupação para que se tenha o máximo de potencial disponível na disputa do título continental.
Assim, é possível até que nomes que não vinham tendo tantas oportunidades sejam acionados. E não está descartada a possibilidade de tal movimentação ser utilizada novamente na terça-feira, contra o Santos, no Maracanã.
"Quando observei a tabela das competições, as definições de semifinais e finais cairiam em cima de jogos importantes do Brasileiro. Não tem como fazê-lo. Conversamos com a diretoria e alguns jogadores, expusemos a situação e mostramos que ou partiríamos para as Copas ou ficaríamos em uma situação muito incômoda porque os momentos decisivos cairiam na definição do Brasileiro. A nossa diferença era muito grande para os primeiros colocados e fazíamos uma campanha de recuperação. Mas não nos arrependemos, foi tudo muito pensado para chegar em um momento como esse", disse Dorival, após a conquista do título.
Pouco depois do apito final, o treinador citou que, por exemplo, os volantes Thiago Maia e Vidal atuaram na decisão "no sacrifício". Eles foram a dupla que iniciou o jogo diante da suspensão de João Gomes.
"O Thiago jogou na base do sacrifício, como o Vidal. Foi um momento importante porque perdemos um jogador fundamental, o João [Gomes]. Se estivesse, poderia estar alternando com Vidal e Thiago. Não teríamos a necessidade de usá-los ao longo de todo o tempo. Porque exigimos muito dos dois jogadores", afirmou.
Por não ter enfrentado o Corinthians, João Gomes deverá ser o único jogador considerado titular na partida contra o América-MG. Até o goleiro Santos pode ser poupado, dando espaço para o experiente Diego Alves, que não atua desde julho.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG x FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro - 33ª rodada
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Dia e horário: 22 de outubro de 2022 (sábado), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Ricardo Silva (Iago Maidana), Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez); Everaldo (Matheusinho), Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Mastriani). Técnico: Vagner Mancini
FLAMENGO: Diego Alves, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego e Victor Hugo; Everton Cebolinha, Marinho e Matheus França. Técnico: Dorival Júnior
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.