Topo

Brasileirão - 2022

Orlando exime Lucas Barbosa de culpa e reconhece erros: 'Por isso perdemos'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/10/2022 22h03

Embora a contestada expulsão de Lucas Barbosa na derrota por 1 a 0 contra o Corinthians tenha sido devolvido a igualdade numérica ao confronto, já que o Santos tinha um jogador a mais, o técnico Orlando Ribeiro preferiu reconhecer as falhas de sua equipe.

"Mais uma vez: os clássicos não mudam, são detalhes. E os detalhes dessa vez foram contrários a gente. Erramos mais que o Corinthians, por isso perdemos", afirmou o interino do Peixe.

Para Ribeiro, a perda do atacante pouco significou no sentido de desestabilizar os atletas em campo. No máximo, por cinco minutos, disse ele.

"Desestabilizou, acredito que por uns três ou quatro minutos. É natural. A equipe do Corinthians se sentiu mais segura, porque igualou o número de atletas", ponderou.

Questionado sobre o espaço oferecido a Róger Guedes ao longo do jogo, sobretudo no gol corintiano, o técnico avaliou que o camisa 10 foi bem marcado. Porém, reconheceu que uma única chance poderia ser fatal.

"Sabemos da qualidade dele. Tínhamos que ter uma atenção maior durante o todo jogo. Foi um dos poucos lances que ele levou vantagem, e quando tem um atleta desse nível, não pode ter nem um lance com vantagem", afirmou

Veja outras respostas de Orlando Ribeiro na coletiva

Por que Nathan não foi relacionado?

O Nathan não fez um bom jogo contra o Bragantino e não teve uma boa semana. A semana do Auro e do Madson foi melhor, então não podíamos arriscar.

Substituições do Corinthians surpreenderam?

"O Corinthians não entrou com a equipe que já vinha jogando. Então o Vitor precisava fazer alguma coisa, achou que precisava povoar o meio no intervalo. E eu achei que precisávamos de um atacante a mais. Não deu certo, perdemos o jogo. A parte do Rodrigo: ele estava marcando muito bem e o Corinthians estava com um a menos. Imaginávamos que o atleta que nos causaria problemas na frente da área, o Yuri, [eles] não teriam mais, então encontramos uma maneira de colocar um atacante a mais e tiramos um volante. Íamos colocar o Miguel, mas quando tivemos que colocar o Auro pelas condições do Madson, e com a saída do Luiz, foram duas substituições por ordem médica."

Saídas de Ângelo e Rodrigo Fernández

"Rodrigo é o que eu falei: volante que ajuda muito na marcação, e entendemos que Camacho, um segundo volante, daria conta [no segundo tempo]. E o Ângelo caiu um pouco de rendimento: com o Miguel, achamos que teríamos mais volúpia pela direita."

Planejamento para 2023 e qual sua participação nele?

"O planejamento em termos de quando acaba o campeonato e quando retorna das férias, os dias, as programações, a gente tem ajudado. Indicação de atletas não estamos dando. Só damos opinião em relação ao grupo."