Topo

Santos

Santos: Luan perde vaga e tem futuro incerto; Corinthians espera renovação

Luan em treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/ Santos FC
Luan em treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

22/10/2022 04h00

O gol contra o Athletico-PR fez o Santos pensar que havia acertado na aposta em Luan. Passados quatro jogos, o Peixe vê o meia-atacante no banco de reservas e tem dúvidas sobre a permanência no elenco em 2023. O Corinthians, enquanto isso, torce pela renovação — o Alvinegro da capital é o dono dos direitos econômicos do atleta até dezembro do ano que vem.

O Santos acreditou que o gol após 16 meses de jejum ajudaria Luan a se firmar na equipe titular. Ele, porém, não foi bem contra Internacional e Atlético-MG e acabou não sendo utilizado diante de Juventude e Red Bull Bragantino.

O técnico Orlando Ribeiro escala o Santos de acordo com o adversário e preza muito pelo bom desempenho diário nos treinamentos. Neste momento, o comandante entende que o jovem Ed Carlos está à frente de Luan e dos demais concorrentes.

Luan, então, perdeu sua sequência como titular e agora não estará à disposição hoje (22), contra o Corinthians, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O contrato de empréstimo entre Peixe e Timão prevê multa de R$ 2 milhões para a utilização do jogador no clássico.

Se Luan fosse titular absoluto, o Santos até cogitaria um acordo com o Corinthians por causa da boa relação entre os presidentes Andres Rueda e Duilio Monteiro Alves. Com o camisa 20 atualmente na reserva, o Peixe já avisou o Timão que ele não estará em campo.

O Corinthians espera que Luan se firme nesta reta final de temporada para que o Santos o mantenha mais tempo na Vila Belmiro. O Timão não pretende contar com o retorno do meia-atacante e dá preferência ao Peixe para que as partes ampliem a permanência dele na Baixada Santista.

Fora de campo, nenhuma reclamação

Luan abre o placar para o Santos contra o Athletico-PR, no Brasileirão - GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Luan comemora ao fazer o seu único gol pelo Santos diante do Athletico-PR, pelo Brasileirão
Imagem: GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Quando o presidente Andres Rueda acertou a contratação de Luan, muita gente no Santos temeu por episódios de indisciplina por conta de um histórico negativo no Corinthians.

Neste sentido, Luan não decepciona. O atleta de 29 anos não perdeu sessões de treinamentos e nem se atrasou. A exceção foi quando perdeu voo e justificou com um pedido de desculpas da companhia aérea.

A maior dúvida do Santos em relação a Luan é técnica. Ele não empolga a comissão e só tem seis jogos no Campeonato Brasileiro, com um gol marcado.

Contrato

Luan está emprestado até o fim do Campeonato Brasileiro, em novembro. O Santos tem a prioridade na renovação do empréstimo ou na compra dos direitos do atleta. Até agora, porém, o Peixe não se manifestou.

O Santos espera pelas rodadas finais do Brasileirão e não descarta a renovação do empréstimo, mas, neste momento, a tendência é da volta ao Corinthians.

Santos