Topo

Brasileirão - 2022

Carrasco x estreante: Cano e Tiquinho duelam no ataque em Flu x Botafogo

Germán Cano, do Fluminense, e Tiquinho Soares, do Botafogo - Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense e Vítor Silva/Botafogo
Germán Cano, do Fluminense, e Tiquinho Soares, do Botafogo Imagem: Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense e Vítor Silva/Botafogo

Luiza Sá

do Rio de Janeiro (RJ)

23/10/2022 04h00

Fluminense e Botafogo se enfrentam hoje (23), às 16h, no Maracanã. O confronto pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca frente a frente dois centroavantes fundamentais para seus clubes: Germán Cano pelo lado tricolor e Tiquinho Soares no Alvinegro. Se um já é carrasco conhecido nos clássicos cariocas, o outro estreia contra um rival e tenta trilhar o mesmo caminho que tinha em Portugal.

Cano coleciona boas marcas pelo Fluminense. Com 36 gols na temporada, ele chegou aos 18 no Brasileirão e já igualou as temporadas de Henrique Dourado em 2017 e Fred em 2014, tentando agora superar Washington. Em 2008, o Coração Valente marcou 21 gols. O argentino pode ser o quarto atleta do Flu a ser artilheiro na competição, se juntando a Fred (2012, 2014 e 2016), Washington (2008) e Henrique Dourado (2017).

Cano pode igualar neste domingo Washington como segundo jogador com mais gols pelo Flu em uma temporada se chegar aos 37. Para passar Magno Alves, em 2002, teria que fazer 39. Mas os clássicos trazem boas lembranças. Herói do Carioca, o camisa 14 foi o responsável pela eliminação do Botafogo na semifinal e também pelo título sobre o Flamengo. O argentino balançou a rede em cinco dos 10 jogos com rivais disputados com a camisa do Fluminense, com seis gols marcados. No total, somando a época de Vasco, são 11 gols e uma assistência em 24 confrontos.

"O clássico sempre motiva mais. Tentamos fazer o melhor, trabalhar na semana para dar o melhor no campo. Vai ser muito bonito, espero que a gente faça bem dentro do campo para ganhar o jogo", disse Cano ao UOL Esporte.

"Vamos tentar ganhar esses próximos seis jogos para chegar na Libertadores no próximo ano. Estamos preparados e com muita confiança. Sempre vamos dar o nosso melhor. A torcida tem que ficar junto até o final, assistir ao jogo e cantar até o final. Precisamos muito deles", completou.

Tiquinho faz estreia em clássicos

Um dos grandes reforços do Botafogo para a temporada, Tiquinho Soares precisou de pouco tempo para mostrar que seria importante nesse momento do clube. Em oito jogos, tem quatro gols marcados e terá pela primeira vez a chance de encarar um rival do Rio de Janeiro.

Se a estreia no Botafogo for como aconteceu pelo Porto, de Portugal, a torcida ficará mais do que feliz. Na primeira partida, marcou dois gols logo no clássico com o Sporting. Nos anos pelo país, encarou os Leões 16 vezes entre Porto, Nacional e Vitória de Guimarães. Marcou seis gols e deu uma assistência. Já diante do Benfica, não teve a mesma sorte, com um gol e uma assistência em 14 encontros.

Ficha técnica

FLUMINENSE x BOTAFOGO

Competição: Campeonato Brasileiro, 33ª rodada
Data e horário: 23 de outubro de 2022, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)

Times prováveis:

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel, Calegari; André, Martinelli, Yago Felipe e Ganso; Germán Cano e Jhon Arias. Técnico: Fernando Diniz.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Del Piage, Gabriel Pires e Eduardo; Victor Sá (Jeffinho), Júnior Santos e Tiquinho Soares. Técnico: Luis Castro.