Topo

Brasileirão - 2022

Com empate do Inter, Palmeiras pode ser campeão na próxima rodada; entenda

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em jogo contra o Avaí pelo Brasileirão - WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em jogo contra o Avaí pelo Brasileirão Imagem: WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2022 19h59

O empate de hoje (23) do Inter com o Coritiba por 1 a 1 deixa o Palmeiras com chances matemáticas de conquistar o seu décimo primeiro título do Campeonato Brasileiro já na próxima rodada. Para isso, o Alviverde paulista precisa vencer seu duelo nesta semana e torcer por tropeços do Colorado e do rival Corinthians.

Ontem, a equipe comandada por Abel Ferreira fez seu dever de casa ao vencer o Avaí por 3 a 0 e aumentou a distância na liderança. O clube chegou aos 71 pontos e abriu dez de vantagem para o Inter, que foi a 61 com o empate desta noite. Assim, se o Palmeiras triunfar novamente na terça (25), diante do Athletico-PR, alcançará os 74 pontos na tabela e terá 21 vitórias.

Em caso de outro empate do Inter na partida da 34ª rodada, contra o Ceará, na quarta (26), a equipe gaúcha chegará aos 62, mantendo as 16 vitórias no torneio, e ficará a 12 de distância do líder faltando quatro rodadas para o término da competição. No entanto, o clube paulista terá cinco vitórias a mais nesse cenário e não poderá mais ser ultrapassado pelo adversário na tabela, podendo ser campeão sem estar em campo.

Isso porque o número de vitórias é justamente o primeiro critério de desempate no Brasileirão se duas equipes terminarem com a mesma pontuação. Portanto, mesmo que o Inter vença todos os quatro duelos restantes, chegando nos 74 pontos, e o Palmeiras só perca, o Colorado possuiria uma vitória a menos (20) e não conquistaria o título.

No entanto, o Alviverde também precisa que o Corinthians tropece. Embora esteja em quarto, com 57 pontos, o rival paulista tem um jogo a menos — a partida suspensa contra o Goiás — e pode chegar aos 60 se triunfar no confronto atrasado.

Por isso, o Palmeiras precisa que o Alvinegro paulista no máximo empate com o Fluminense na quarta, na Neo Química Arena, para sonhar com o título nesta semana. Se a partida em questão terminar em empate, o Corinthians terá 61 pontos e estará a 13 de distância do arquirrival, não podendo ultrapassá-lo na tabela.

O Flamengo, em terceiro na classificação com 58 pontos, não entra nessa lista. Se o Palmeiras vencer o próximo jogo, abrirá pelo menos 13 pontos de diferença para o Rubro-negro nos últimos quatro jogos e também não poderá ser superado na tabela.

Entretanto, se o Alviverde empatar ou perder diante do Furacão, a equipe pode ver a sua vantagem na ponta diminuir dependendo dos resultados dos rivais. Nessa situação, o Palmeiras voltaria à calculadora para revisar os números necessários para o tão esperado título.