Topo

Brasileirão - 2022

Com só sete vitórias em todo ano, Juventude pode ser rebaixado nesta rodada

Em ano assustador, Juventude pode ser rebaixado se perder para o São Paulo - Robson Mafra/AGIF
Em ano assustador, Juventude pode ser rebaixado se perder para o São Paulo Imagem: Robson Mafra/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2022 04h00

O Juventude vive uma temporada assustadora. Depois de quase ser rebaixado no Campeonato Gaúcho, o time da serra pode confirmar hoje (23) a queda para Série B do Brasileirão. E não é só isso que faz de 2022 um ano para ser apagado da trajetória do clube.

O Papo — como é conhecido — sofreu muito. Imagine um clube só vencer sete partidas ao longo de todo o ano. Esta é a realidade do Ju. Foram duas míseras vitórias no Gauchão, torneio que só tem mais um representante na Série A (Inter) e um na B (Grêmio). Todos os demais são de divisões inferiores.

Mais duas vitórias na Copa do Brasil, e três até agora no Campeonato Brasileiro. É possível até elencar todos os que perderam para o Juventude no ano: São José-RS, Porto Velho-RO, Guarany de Bagé, Real Noroeste-ES, Avaí, Fluminense e Ceará. O último triunfo ocorreu há 13 jogos. São praticamente três meses sem vencer.

Uma combinação simples de resultados pode derrubar o Ju do Brasileirão com cinco rodadas de antecedência. Tudo começa a ruir se o time perder a partida contra o São Paulo, às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi. Se empatar ou vencer, não cai nesta rodada.

Agora se for derrotado, a torcida do Juventude passa a ser contra dois times. O Coritiba não pode vencer o Internacional, no Couto Pereira, e o Ceará não pode ganhar do Atlético-GO, no Antônio Accioly. Se paranaenses e cearenses vencerem, o alviverde de Caxias do Sul está de volta à Série B. Ambos os jogos são às 18h (de Brasília).

A possibilidade de queda antecipada não chega a ser uma surpresa. Analisando a campanha do Ju desde o início do ano, nunca houve grande esperança. O time só foi vencer no sétimo jogo da primeira fase do Gauchão. Terminou a etapa inicial da competição com 11 pontos, apenas dois na frente do primeiro rebaixado para a Divisão de Acesso.

Na Copa do Brasil, passou por duas equipes inexpressivas e depois caiu para o São Paulo. Agora, o mesmo rival pela frente pode derrubar a equipe de divisão.

Nos bastidores, o ambiente já é de aceitação. O Juventude passa por reformulação interna e está de olho na temporada que vem. Celso Roth é o mais cotado para assumir o comando técnico, num projeto de valorização da pré-temporada para a chegada de um caminho melhor do que o trilhado de forma vexatória neste ano.