Topo

Brasileirão - 2022

Fluminense reage e empata com Botafogo em jogo eletrizante no Maracanã

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

23/10/2022 18h20

Em jogo eletrizante, Fluminense e Botafogo ficaram no empate em 2 a 2 no Maracanã, no clássico carioca na rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro chegou a abrir vantagem, com gols de Eduardo e Jeffinho, mas o Tricolor foi em busca da igualdade, e Ganso e Matheus Martins balançaram a rede. O placar, porém, não foi tão bom para as respectivas pretensões dos times na competição.

Com o resultado, o Tricolor foi a 55 e se mantém próximo ao pelotão da frente, mas desperdiçou oportunidade de voltar ao G4. Já o Alvinegro, agora, tem 44, e ainda luta para chegar à zona de classificação à Libertadores do ano que vem.

Na próxima rodada, o time das Laranjeiras visita, justamente, o Corinthians, enquanto o Glorioso recebe o Red Bull Bragantino.

Jovens vão bem

Matheus Martins, atacante do Fluminense, foi acionado no segundo tempo e mudou a cara da equipe de Fernando Diniz, com boas jogadas. Ele, inclusive, sofreu o pênalti que gerou gol de Ganso.

No lado do Botafogo, Jeffinho fez uma boa apresentação, principalmente no segundo tempo. Ele foi o autor do segundo gol alvinegro no jogo e fez boas jogadas, achando espaço na marcação tricolor.

Desempenho do Fluminense

O Fluminense contou com o retorno de Nino, e teve a manutenção de Calegari e Yago no meio. O time esteve em equilíbrio com o Botafogo, mas, em boa parte do primeiro tempo, teve mais a bola e presença no campo de ataque. Porém, pecou nas finalizações. Na defesa, deu espaço e viu o adversário abrir o placar em uma das poucas investidas.

Na volta do intervalo, Diniz optou por colocar o meia Nathan na vaga do zagueiro Manoel, mas viu a estratégia sofrer um baque logo nos primeiro minutos, com o segundo gol do Alvinegro. A entrada de Matheus Martins mudou o cenário e, rapidamente, o Flu conseguiu igualar o marcador.

Desempenho do Botafogo

Com alguns desfalques para o clássico, o técnico Luís Castro optou pelo volante Patrick de Paula, que teve nova chance na equipe titular. A equipe chegou a ver o adversário ter um pouco mais a bola, mas soube resistir aos ataques tricolores e teve consistência nas idas ao ataque. No fim do primeiro tempo, abriu o placar.

Logo após a volta do intervalo, Jeffinho ampliou a vantagem. Após alterações de ambos os lados, porém, o Botafogo não conseguiu segurar o placar, e viu o Tricolor crescer no jogo e chegar ao empate.

Cronologia

O início do jogo foi movimentado, com chance para o Fluminense, com Arias, e para o Botafogo, com Jeffinho. Ambos mandaram por cima da meta.

Com ações equilibradas, os times conseguiam espaços, mas encontravam dificuldades nas proximidades da área.

Na trave!

  • O Tricolor quase abriu o placar com Cano. Martinelli fez marcação na saída de bola do Botafogo e a bola sobrou para o argentino, que bateu cruzado e a bola pegou no poste direito do gol de Gatito.

    Placar aberto

    Em certo momento do jogo, o Fluminense começou a ter mais posse de bola e presença ofensiva, mas foi o Botafogo abriu o placar. Quando o primeiro tempo entrada na reta final, Junior Santos, pela direita, chutou cruzado e, na área, Eduardo desviou, mandando no gol do goleiro Fábio.

    Quase o empate

    Nos acréscimos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Arias, que bateu de primeira. A bola passa próximo à trave.

    Mais um

    Para o segundo tempo, Diniz optou pela saída do zagueiro Manoel e entrada do meia Nathan. Ainda no começo da etapa final, Jeffinho escapou pela esquerda, passou por Martinelli, invadiu a área e bateu cruzado, ampliando a vantagem alvinegra.

    Não valeu

    O Botafogo chegou a balançar a rede mais uma vez, com Tiquinho aproveitando rebote de Fábio, mas o atacante estava em posição irregular.

    Vaias para Fábio

    Após o segundo gol do Botafogo, e o lance anulado pela arbitragem por impedimento de Tiquinho, o goleiro Fábio foi alvo de críticas de alguns torcedores do Fluminense.

    Pênalti e gol

    Matheus Martins, que havia entrado há pouco tempo, fez boa jogada pela esquerda e foi derrubado por Patrick de Paula. Pênalti marcado e, na cobrança, Ganso balançou a rede.

    Empate

    Pouco depois, o Fluminense chegou ao empate. Cano recebeu na área, mas foi travado. Após finalização de Nathan, Gatito fez boa defesa, mas a bola sobra para Matheus Martins, que chutou forte e deixou tudo igual.

    Chances

    Nos minutos finais, os dois times tiveram chance de fazer o terceiro e sair de campo com a vitória, mas não conseguiram sucesso nas tentativas.

    Textor no Maracanã

    Boss na área! ?? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/ktVQ79sLNJ

    -- Botafogo F.R. (@Botafogo) October 23, 2022

    Dono da SAF Botafogo, John Textor acompanhou o clássico em um dos camarotes do Maracanã.

    FICHA TÉCNICA
    FLUMINENSE 2 X 2 BOTAFOGO

    Competição: Campeonato Brasileiro, 33ª rodada
    Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
    Data e horário: 23 de outubro de 2022, às 16h (de Brasília)
    Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
    Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
    VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)
    Cartões amarelos: Martinelli, Ganso, Matheus Martins (FLU); Tiquinho Soares, Marçal (BOT)
    Cartões vermelhos: -
    Gols: Eduardo, do Botafogo, aos 40'/1ºT; Jeffinho, do Botafogo, aos 6'/2ºT; Ganso, do Fluminense, aos 30'/2ºT; Matheus Martins, do Fluminense, aos 36'/2ºT

    FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel (Nathan) e Calegari (Cristiano); Martinelli, André, Yago (Matheus Martins) e Ganso; Arias e Cano (Alan). Técnico: Fernando Diniz

    BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Patrick de Paula, Gabriel Pires e Eduardo (Del Piage); Jeffinho (Victor Sá), Júnior Santos e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro