Grêmio sobe se vencer; veja como está a briga pelo acesso na Série B
Grêmio e Náutico entram em campo hoje (23), às 16h, para encerrar a 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Já nos capítulos finais da edição deste ano do torneio, o duelo no Estádio dos Aflitos pode definir mais um time que subirá para a elite do futebol nacional — o Cruzeiro já conquistou o título com antecedência.
O clube gaúcho, que está na quarta colocação, vai assegurar o acesso à primeira divisão em caso de triunfo fora de casa. Isso porque, nesse cenário, chegará aos 61 pontos e não poderá mais ser ultrapassado pelo Ituano, primeira equipe fora do G4, que possui 54 pontos. No entanto, se o Grêmio apenas empatar, ficará a cinco de distância e não garantirá a classificação antecipada.
Além dos dois times, outros sete clubes sonham com uma vaga na Série A faltando apenas duas rodadas. O UOL Esporte analisou a tabela e separou quais equipes ainda estão na briga pelo acesso. Confira:
Vasco
Vice-colocado, o Cruz-Maltino chegou aos 59 pontos com a vitória de ontem (22), de virada, sobre o Criciúma. O triunfo, além de aliviar a situação na tabela, foi importante para impedir que o adversário pudesse ultrapassá-lo. Agora, o Vasco precisa de uma vitória nos dois jogos restantes para depender apenas de si mesmo pelo acesso.
Os comandados pelo técnico Jorginho também podem conseguir o acesso antecipado com um empate na próxima rodada, mas, para isso dependem, de uma combinação de resultados. O clube carioca enfrentará na sequência o Sampaio Corrêa, em casa, e encerrará sua participação na Série B de 2022 contra o Ituano, como visitante.
Bahia
Logo em seguida na tabela vem o Bahia, com 58 pontos, a quatro de distância do quinto colocado. O time tropeçou ontem e apenas empatou por 1 a 1 com o Vila Nova, em casa.
Se vencer, a equipe garante o acesso antecipado antes da última rodada. No entanto, se empatar ou perder, dependerá de uma combinação de resultados dos demais jogos.
O clube baiano vai receber o Guarani, na 37ª rodada, e visitará o CRB na última partida.
Ituano
Primeira equipe fora do G4, o Ituano está com 54 pontos e está a quatro de Bahia e Grêmio. O clube do interior paulista terá que diminuir a distância se quiser sonhar com a vaga na primeira divisão. Para isso, precisará de, pelo menos, um empate e uma vitória, além de ligar o secador contra os adversários acima nos dois jogos restantes.
Após vencer o Sampaio Corrêa e subir três posições na tabela, a equipe irá enfrentar o Londrina na próxima rodada, fora de casa, e termina o campeonato diante do Vasco, como mandante. Dependendo dos resultados dos próximos jogos, esse último confronto pode ser um duelo direto pelo acesso à série A.
Londrina
Com 53 pontos, o Londrina está em sexto na tábua de classificação. A única chance que o clube paranaense tem de conseguir a vaga na elite do Brasil é vencendo os dois compromissos restantes e torcendo por tropeços dos adversários para conseguir superar a diferença de pontos.
O time vai receber o Ituano na próxima semana e enfrentará o Sampaio Corrêa, fora de casa, na 38ª rodada.
Sport
Embora tenha sido derrotado no duelo direto na 36ª rodada, o time pernambucano está na mesma situação do Londrina, com 53 pontos, 14 vitórias e saldo de gols positivo de 2 — primeiro e segundo critérios de desempate, respectivamente —, ficando atrás na tabela pelos tentos marcados.
Portanto, o Sport só pode conquistar o acesso se ganhar os dois duelos restantes, mas fica dependendo de uma combinação de resultados de quem está acima. A equipe agora encara o Operário, em casa, na 37ª rodada, e termina visitando o Vila Nova.
Sampaio Corrêa
Em oitavo na tabela, o Sampaio continua acreditando no acesso. No entanto, a equipe só conseguirá subir se vencer os dois jogos restantes e os adversários não passarem dos 58 pontos. A possibilidade é remota porque implica em duas derrotas do Bahia, além de o Grêmio não somar nenhum ponto em três jogos restantes, além dos demais times na briga.
Para essa "missão impossível", o time maranhense vai duelar com o Vasco, fora, e com o Londrina, em casa, respectivamente.
Criciúma
Finalizando essa lista está o Criciúma, que levou uma virada no final da partida contra o Vasco e viu as chances de uma vaga na elite diminuírem consideravelmente. Apesar de também estar com 52 pontos, a situação da equipe catarinense é mais complicada porque possui uma vitória a menos.
Isso significa que, além de precisar de dois triunfos nos confrontos restantes e de os adversários não somarem mais que 58 pontos, o clube necessita que o Grêmio tropece três vezes. O Bahia, em terceiro, já tem 16 vitórias e terminará à frente do Criciúma de qualquer maneira. O Tricolor gaúcho ainda possui 15, com um jogo a menos, mas ainda dá margem para empatarem no primeiro critério de desempate.
Os dois últimos duelos do Criciúma na Série B de 2022 são contra a Ponte Preta, como visitante, e contra a Tombense, em casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.