Topo

Brasileirão - 2022

Por Libertadores, Ceni mira próximos jogos em casa: 'Ir atrás de vitórias'

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, em jogo contra o Juventude pelo Brasileirão - ANTONIO MACHADO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, em jogo contra o Juventude pelo Brasileirão Imagem: ANTONIO MACHADO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/10/2022 19h57

Uma vez confirmada a entrada do São Paulo no G8 do Brasileirão, o técnico Rogério Ceni quer que sua equipe mantenha a concentração exibida durante a vitória contra o Juventude na reta final do campeonato. Para isso, o treinador conta com as duas próximas rodadas - disputadas em casa -, a fim de garantir a vaga na Libertadores de 2023.

"Espero que a gente tenha cabeça boa para estar concentrado nos dois próximos jogos dentro de casa (contra Atlético-GO e Atlético-MG). Temos que ir atrás de nossas vitórias em casa, subir em pontuação. Precisamos ter mais concentração durante cinco jogos e fazer com que o São Paulo chegue mais próximo possíveis dos primeiros colocados e, no ano que vem, sair numa posição melhor que saímos esse ano", avaliou o treinador.

Ceni ponderou a dificuldade que seu elenco enfrentou de enfrentar um calendário extenuante, e, além disso, lidar com duras derrotas na final da Copa Sul-Americana e nas semifinais da Copa do Brasil: "A pressão psicológica de disputar finais, perder, se reerguer. É uma tarefa difícil."

Acerca da vasta sequência de jogos, o comandante tricolor comentou que somente em uma data o elenco teve uma semana inteira para trabalhar.

"Só tivemos uma data livre. Agora são jogos em meio e fim de semana, jogamos até o final como todos os outros. Tem que ter concentração para completar os 77 jogos no ano e tentar o maior número de vitórias", afirmou.

Com 47 pontos, na oitava posição, o Tricolor entra na briga por vaga na próxima Libertadores. Na próxima rodada, na quinta-feira (27), o time recebe o Atlético-GO, às 19h (horário de Brasília), no Morumbi.

Confira outras respostas de Rogério Ceni na entrevista coletiva

Análise do resultado

"Resultado foi bom porque muitas equipes vieram aqui e acabaram empatando seus jogos. Nesse sentido foi bom."

Bustos na vaga do Luciano

"Queria dar uma oportunidade pro Bustos pra gente observar ele em campo. Batalhou, brigou, lutou. Não tem as mesmas características do Luciano, como praticamente nenhum dos jogadores, exceto o Nikão, que não pôde jogar. E fizemos a opção por Bustos e Calleri."

10 pontos nos últimos 15 disputados. Aproveitamento melhor que o esperado? Se recuperou bem da final?

"Conseguiu melhorar bastante fora de casa. Tivemos a vitória contra o Ceará, o América e a de hoje, mais o empate do Palmeiras diante das circunstâncias. E esperamos também que a gente possa vencer nosso próximo compromisso. Sabemos que o Atlético-GO não é um time fácil. Times nessa situação dão muito trabalho, deixam bastante luta e entrega no campo. Foi uma boa reação do time devido às circunstâncias em que ficamos depois da derrota."

Reinaldo, importância dele pro elenco e a marca

"Sei que ele conversou entre as partes. Não sei o que tem de diferença, não foi passado pra mim. Um jogador que tem muita qualidade técnica, bate bem na bola. Tecnicamente refinado para um lateral-esquerdo, acha bons passes. Não é mais um garoto mas está numa idade boa. É uma questão do clube e do Reinaldo conversarem para ver o que vai ser feito. Tempo e valor, essas coisas não me meto. Tem sido titular comigo nos últimos jogos. O Reinaldo constrói o jogo melhor por trás. Fico feliz pelos gols dele hoje que deram essa vitória pra gente. Soube [do Fluminense] pelas notícias, não me surpreende pela qualidade. Tem vários atributos que o credenciam a desejar o jogador."

Planejamento para 2023; renovação precisa acelerar?

"O clube está tentando se ajustar financeiramente dentro das condições que tem. Com isso não chega a um acordo de forma mais rápida. Não precisa ser uma coisa acelerada. Temos esses dias para tomar as decisões que podem ser importantes. Tem Reinaldo, Miranda, Luizão? vários jogadores que no momento correto deve ser tomada uma decisão. Cinco ou seis jogadores, mais o Luizão pra janeiro e o Igor Gomes pra março. Eu gosto de todos eles. O que a direção tem é tentar diminuir a folha salarial pra ter uma economia para o ano que vem. Talvez não dê pra renovar com todos os jogadores, mas com quem for possível, em breve comunicarão vocês."