Topo

Ronaldo aponta estresse como responsável por convulsão na Copa de 98

Ronaldo em final da Copa do Mundo de 1998, contra a França - Oliver Berg/picture alliance via Getty Images
Ronaldo em final da Copa do Mundo de 1998, contra a França Imagem: Oliver Berg/picture alliance via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/10/2022 23h31

A final da Copa do Mundo de 1998 marcou a carreira de Ronaldo Fenômeno. Além do amargo vice-campeonato contra a França, o então camisa 9 da seleção brasileira sofreu uma convulsão no dia da final. Após 24 anos, o agora ex-jogador acredita que o episódio deve-se ao estresse pela decisão do Mundial.

Em entrevista ao "Fantástico", exibida hoje (23), para divulgação de seu documentário, Ronaldo afirmou que a "única coisa que eu posso atrelar a uma convulsão no dia da final da Copa do Mundo é realmente esse estresse".

"A única coisa que eu posso atrelar a uma convulsão no dia da final da Copa do Mundo é realmente esse estresse, um estresse muito alto, sob pressão e sem nenhum tipo de preparo", afirmou Ronaldo

"Não era uma possibilidade você ter uma terapia, um psicólogo especial para acompanhar o teu dia a dia. Há três anos eu faço terapia e enxergo muita coisa diferente", completou o ex-camisa 9.

O "Ronaldo, o Fenômeno - a ascensão, a queda e a redenção", produzido por Zoom Sports e DAZN Studios em parceria com Beyond Films e Fifa+, detalha o drama do então atacante da seleção brasileira na véspera de jogo contra a França.

Além de Ronaldo, o ex-lateral Roberto Carlos e o então médico da seleção, José Luís Runco, falam sobre o episódio. Também são mostrados laudos médicos sobre o estado de Fenômeno, que esteve em campo contra a França.