Topo

Sidão descarta aposentadoria e mira retorno ao Paulistão: 'quero voltar'

Sidão traça planos para 2023 e mira disputa do Paulistão - Reprodução
Sidão traça planos para 2023 e mira disputa do Paulistão Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/10/2022 04h00

Sidão teve uma ascensão na carreira em 2016, quando defendia o gol do Audax-SP, vice-campeão paulista após derrota para o Santos na decisão. O atleta chamou atenção pelas defesas e facilidade para jogar com os pés no time do técnico Fernando Diniz e chegou a Botafogo e São Paulo. Depois de reviravoltas na carreira, o goleiro de 39 anos descarta uma aposentadoria e mira a disputa do Paulistão 2023.

Em entrevista ao UOL Esporte, Sidão disse que está em contato com clubes de SP e Minas Gerais para jogar um estadual de elite no próximo ano. O camisa 12 traçou metas para a reta final da carreira e contou como está fazendo para manter a forma após o vice-campeonato na segunda divisão catarinense, finalizada em setembro deste ano.

"Eu quero voltar a atuar em grandes equipes. Poder ter um final de carreira, mais pra frente, digna. Tudo que eu lutei para conquistar não foi fácil. Eu costumo dizer que se o cara está ali, ele mereceu de alguma forma, fez por onde. Botafogo, Vasco, São Paulo. Eu não joguei em grandes clubes à toa. Então acho que seria digno poder voltar a vestir a camisa de um grande clube", disse Sidão ao UOL Esporte.

Depois de um 2021 em que praticamente não atuou profissionalmente, o goleiro emplacou uma boa sequência neste ano.

Sidão foi titular no vice-campeonato do Atlético Catarinense na Série B estadual. O clube, que foi fundado em 2020, perdeu na decisão para o Criciúma (1 a 0). Apesar da derrota, o goleiro celebra o momento na carreira.

"Em 2021, não consegui voltar para o mercado de forma alguma. Eu fiquei um ano parado, só treinando. Foi um ano que eu me reestruturei, me reinventei. Esse ano foi diferente, cheguei na final da Série B estadual. Fui titular, jogando bem, sendo decisivo, pegando pênalti. Acho que estou no caminho", disse.

Goleiro treina por conta para manter forma

Sidão participou de um jogo festivo em São José dos Campos ontem (22), que contou com a presença de Ronaldinho Gaúcho. Ele brincou que o evento seria uma oportunidade para ir a campo, mas disse que o segredo para se manter bem fisicamente aos 39 anos é fazer um trabalho duro diariamente.

"Eu treino por conta. Tenho esse hábito de seguir treinando, evito ficar parado. Treino numa escola de goleiro e faço preparação física. Assim me mantenho com uma preparação de alto rendimento. A ideia é chegar pronto [para o time novo], o calendário é apertado, não tem muito tempo para se preparar", afirmou o goleiro, projetando uma possível pré-temporada para algum estadual.

Volta ao Paulistão seria especial

Sidão ganhou notoriedade no Paulistão. Em 2016, o goleiro foi vice-campeão com o Audax que revelou também Tchê Tchê e o técnico Fernando Diniz. Diante da possibilidade de retornar ao torneio, considerado o Estadual mais estruturado do país, ele não esconde que seria especial.

"O Paulistão é a maior vitrine dos estaduais no Brasil. É um mercado sensacional para qualquer atleta. O Paulistão para mim é especial, é minha cidade, onde cresci, onde eu realizei os meus sonhos. Seria legal poder participar aqui, a galera me ver atuando novamente, ver como eu estou dentro de campo."