Topo

Brasileirão - 2022

Atlético-MG viu vantagem de 17 pontos virar confronto direto após 13 jogos

Nacho, do Atlético-MG, se lamenta durante jogo contra Flamengo pelo Campeonato Brasileiro - ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Nacho, do Atlético-MG, se lamenta durante jogo contra Flamengo pelo Campeonato Brasileiro Imagem: ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

24/10/2022 04h00

O Atlético-MG ocupava a 4ª colocação no fim do primeiro turno, com 32 pontos conquistados. Enquanto isso, o Fortaleza estava afundado dentro da zona do rebaixamento, na última posição, com apenas 15 pontos. Passadas 13 partidas desde então, Galo e Tricolor do Pici terão um confronto direto na próxima rodada, no Castelão. Depois dos jogos da última rodada, a derrota do Atlético por 1 a 0 para o Flamengo, e a vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o América-MG, apenas três pontos separam mineiros e cearenses, que se enfrentam hoje (24) no Castelão.

Como Atlético e Fortaleza venceram 12 vezes cada um, a vitória simples é suficiente para o Tricolor tirar a posição do Galo. Enquanto o time dirigido por Juan Pablo Vojvoda arrancou e tem ótima campanha no 2ª turno, com 29 pontos conquistados em 39 disputados, o atual campeão brasileiro viu o que era ruim com Turco Mohamed ficar ainda pior sob o comando de Cuca. O aproveitamento, que foi de 56% na primeira parte da competição, caiu para 38% nesta segunda metade.

Fora da disputa pelo titulo, o atual campeão nacional busca uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Neste momento, o Galo briga por uma classificação para o principal torneio continental. Entretanto, como no segundo segundo turno o Atlético tem aproveitamento pouco superior aos times que estão dentro da zona do rebaixamento, até mesma a 7ª colocação está ameaçada.

"Faltam seis partidas e o jogo lá em Fortaleza será muito decisivo. Ele vem de vitória fora de casa e será um jogo tipo como foi contra o Flamengo, que a gente tem que fazer por onde conseguir um bom resultado", disse Cuca, que após a derrota para o Flamengo prometeu classificar o Atlético para a Libertadores.

No confronto com a equipe de melhor campanha no segundo turno, Cuca já avisou que não vai mudar a maneira de jogar do Galo. "Vamos trabalhar bem para fazer uma equipe bastante ofensiva, como a gente sempre jogo. Uma equipe com as linhas próximas".