Topo

Borja dá tapa 'com nojo', garante vitória do River e título ao Boca; veja

Miguel Borja comemora seu primeiro gol pelo River Plate na vitória por 3 a 0 contra o Aldosivi - Reprodução/Twitter/@RiverPlate
Miguel Borja comemora seu primeiro gol pelo River Plate na vitória por 3 a 0 contra o Aldosivi Imagem: Reprodução/Twitter/@RiverPlate

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/10/2022 15h10

Classificação e Jogos

A tabela do Campeonato Argentino propiciou uma última rodada cheia de emoções para os postulantes ao título. E um dos protagonistas do fim do certame nacional foi um velho conhecido dos brasileiros: o atacante Miguel Borja, do River Plate. O colombiano garantiu a vitória dos comandados de Marcelo Gallardo e também o título do arquirrival Boca Juniors.

Borja foi o responsável por marcar os dois gols da suada virada do River Plate sobre o Racing, em Avellaneda: 2 a 1. No segundo tento, o atacante colombiano esbanjou frieza na frente do goleiro para garantir o triunfo e encerrar quaisquer chances de título do adversário.

O lance aconteceu aos 50 minutos do segundo tempo. Em um contra-ataque, Borja foi lançado e ganhou do marcador com um belo domínio e um jogo de corpo. O colombiano disparou em velocidade e cruzou - errado - para Suárez, que furou na tentativa de um voleio. A bola chegou até Barco, que bateu, mas foi travado.

A redonda rolou pela grande área e se ofereceu a Borja mais uma vez. Com a defesa desarrumada e o goleiro ainda em movimento, o atacante correu calmamente até a bola e bateu de esquerda com muita categoria, no canto oposto de Arias, que só observou a bola estufar a rede.

Reviravolta

O Racing precisava da vitória e de um tropeço do Boca em La Bombonera contra o Independiente - maior rival da equipe de Avellaneda - para ficar com a taça. E esteve muito perto disso.

Aos 45 minutos do segundo tempo, o placar marcava 2 a 2 na Bombonera - seria o placar final -, e o Racing teve um pênalti a seu favor. Galván foi para a cobrança, mas parou na defesa de Armani.

Precisando de mais um gol para garantir o título, o Racing se lançou ao ataque e ficou exposto, levando o contra-ataque que garantiu o triunfo do River nos minutos finais.

No fim, o Boca Juniors foi campeão com 52 pontos em 27 jogos, contra 50 do Racing. Com 47 pontos, o River Plate ficou com a terceira colocação e também garantiu vaga na Copa Libertadores da América de 2023.