Topo

Santos

Por que reforço mais caro do Santos tem dificuldade até para ser reserva?

Carabajal, do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Carabajal, do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

para o UOL, em Santos (SP)

24/10/2022 04h00

O Santos priorizou a chegada de um meia para o segundo semestre e encontrou Gabriel Carabajal, do Argentinos Juniors, como possível solução. O jogador de 31 anos, até aqui, é uma decepção.

O Santos tentou Franco Cristaldo, do Huracán (ARG), e outros meias, mas acreditou que Carabajal tinha condições de se tornar titular absoluto do time. Na prática, ele tem dificuldade até para preencher vaga no banco de reservas.

Carabajal foi a contratação mais cara do Santos em 2022. O clube, com dificuldades financeiras, aceitou pagar R$ 8 milhões em parcelas pelo atleta. A maior parte do débito será descontada no ano que vem.

Até aqui, o argentino acumulou apenas quatro jogos pelo Peixe, todos sob o comando de Lisca. Com Orlando Ribeiro, Carabajal ainda não teve oportunidades e perdeu espaço para jogadores mais jovens, como Ed Carlos e Lucas Barbosa.

Conhecido por rodar o elenco, Orlando costuma definir o time titular a depender do adversário. E também leva em consideração o rendimento dos jogadores nas atividades realizadas no CT Rei Pelé. Para o treinador, no momento, Ed Carlos, Lucas Barbosa, Carlos Sánchez e Luan vivem momentos melhores.

O UOL Esporte apurou que Carabajal não levanta dúvidas sobre qualidade técnica, mas é alvo de reclamações sobre a intensidade nos treinamentos. Membros da comissão técnica do Santos creem que, fisicamente, ele não é privilegiado.

Outro ponto importante é a adaptação. O argentino vive a primeira experiência fora do seu país como profissional e tem tido dificuldade para se sentir em casa no Brasil. Recentemente, ele foi liberado pelo Santos para visitar a sua avó doente na Argentina.

Ao chegar no Santos, Carabajal se disse polivalente e minimizou o fator idade. Com 31 anos, ele disputa com o jovem Bruno Oliveira o status de meia com menos espaço no elenco.

Carabajal é apresentado à imprensa pelo Santos - Ivan Storti/ Santos FC - Ivan Storti/ Santos FC
Carabajal é apresentado à imprensa pelo Santos
Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

"Minha posição natural é pela esquerda no meio-campo, mas já joguei na direita, de ponta pela direita, ponta pela esquerda e meio-campista defensivo. Já ocupei todas as posições no meio-campo. Me sinto mais cômodo de interno esquerdo, por ali", disse Carabajal, em sua apresentação no Santos.

Carabajal tem contrato com o Santos até 2026. O clube espera que, com mais tempo no Brasil e uma pré-temporada adequada, o meia faça valer a aposta.

Santos