Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras bate Athletico com gol de Endrick e fica muito perto do título

Do UOL, em São Paulo

25/10/2022 23h42Atualizada em 26/10/2022 18h37

O Palmeiras está muito perto do título brasileiro, seu 11º. Em uma noite em que será lembrada para sempre na História do clube, o Verdão venceu os reservas do Athletico por 3 a 1, com um gol de Endrick, outro de Gustavo Scarpa e um de Gustavo Gómez. Desse modo, chega aos 74 pontos.

Se Corinthians e Internacional não baterem Fluminense e Ceará amanhã (26), o Alviverde fica com o título. Mas, ainda que isso não aconteça, fica cada vez mais claro que o título é questão de tempo. O Verdão ainda poderia perder dois jogos, e os adversários teriam que ter 100% de aproveitamento para roubarem o troféu.

Na noite em que se aproximou do título, o Palmeiras viu Endrick aparecer ainda mais para o futebol. Os gols marcados pelo jogador de 16 anos fez com que ele se tornasse o atleta mais jovem a balançar as redes com a camisa do clube, com 16 anos, 3 meses e 4 dias. O antigo detentor da marca era Juliano que, aos 16 anos, 11 meses e 23 dias, marcou em jogo da Copa Mercosul de 1998.

O Athletico, por outro lado, agora vira os olhos para o grande objetivo do ano. No próximo sábado (29), a equipe de Felipão enfrenta o Flamengo, em Guayaquil, no Equador, pela final da Libertadores.

Súmula 'tira' primeiro gol de Endrick

O primeiro gol chegou a ser considerado para Endrick. Inicialmente, o Twitter do Palmeiras apontava o tento para Scarpa, mas depois voltou atrás e creditou a Endrick. O mesmo aconteceu com a transmissão da partida, que afirmou que a arbitragem havia considerado que o empate palmeirense havia sido feito pelo camisa 16.

Encerrada a partida, no entanto, a súmula da partida considerou que o primeiro gol do Palmeiras foi marcado por Gustavo Scarpa. Com isso, Endrick deixou o duelo com apenas uma bola na rede.

Caso entenda que o gol tenha sido mesmo de Endrick, a arbitragem ainda poderá fazer uma correção na súmula. Isso aconteceu na vitória do Palmeiras contra o Juventude em 10 de setembro. Na ocasião, um dos gols foi registrado como de Zé Rafael, mas depois alterado para o zagueiro Murilo.

Cronologia do Jogo

O zagueiro Matheus Felipe abriu o placar aos 6' com um golaço. Bryan Ruiz tocou no meio, o defensor dominou, avançou e acertou um chute perfeito, no ângulo esquerdo de Weverton, para fazer 1 a 0. No segundo tempo, Endrick empatou aos 14', em jogada com Dudu e Scarpa. Aos 20', o garoto voltaria a ampliar, após cruzamento de Rony. Gustavo Gómez fez o terceiro, aos 30'.

Live do Palmeiras

O jogo do Palmeiras: Intenso

O time tomou a iniciativa durante todo o jogo, mas acabou surpreendido por um golaço no 1º tempo. No segundo tempo, porém, com a entrada de Endrick e Gabriel Menino, o Palmeiras foi ainda melhor, sufocou o Furacão e atropelou para virar e sair com a vitória.

Foi bem no Palmeiras: Endrick é um fenômeno

Não há como citar qualquer outro atleta. Endrick entrou no intervalo e, gols à parte, jogou demais, dando combate, tabelando, participando e dando passes espetaculares para os companheiros.

Foi mal no Palmeiras: Danilo esteve desatento e lento

O volante do Palmeiras esteve irreconhecível. Lento, mal no combate, chegando atrasado... enfim, uma noite para ser esquecida. Foi substituído no intervalo com muitos minutos de atraso.

O jogo do Athletico-PR: Golaço e retração

O Furacão reserva se retraiu. Achou um golaço na etapa inicial. E foi só. Partida fraca que leva o time com a cabeça doendo para a final da Libertadores, apesar de os reservas terem jogado.

Transmissão de Casimiro na Twitch caiu

Aos 40' do 1º tempo, um susto na transmissão que estava sendo feita pelo canal do influencer Casimiro na Twitch. A transmissão travou e a mensagem dizia simplesmente que o canal havia sido derrubado por solicitação do detentor de direitos. O anúncio não fazia sentido, dado que Casimiro possui os direitos de exibição. Aos 3' do 2º tempo, a transmissão voltou —quando muitos já tinham assinado a Furacão Live, a TV oficial do Athletico-PR.

Goleiro Anderson quase se complicou aos 6'

O Palmeiras apertou muito a saída de jogo do Athletico-PR no início da partida. Foi numa jogada assim que o Palmeiras quase abriu o placar. Anderson recebeu para iniciar a jogada, mas tentou driblar Rony. O camisa 10 apertou o jogador do Furacão e, por pouco, não ficou com a bola para abrir o placar.

Posse de bola do Palmeiras no 1º tempo foi enorme

Jogando em cima da saída do Furacão, o Palmeiras, em especial no início, ficou muito tempo com a bola no 1º tempo. Ao fim do 1º tempo, as estatísticas mostravam 68% de posse alviverde contra 32% do Athletico-PR.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 1 X 3 PALMEIRAS

Competição: Campeonato Brasileiro, 34ª rodada
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões Amarelos: Bryan Garcia, Pablo e Rômulo (CAP); Murilo, Gómez e Scarpa (PAL)
Cartões Vermelhos: Cuello (CAP)
Gols: Matheus Felipe, aos 30' do 1º tempo (CAP); Gustavo Scarpa, aos 14', Endrick, aos 20' do 2º, e Gustavo Gómez, aos 30'.

Athletico-PR: Anderson; Orejuela, Matheus Felipe, Nico e Pedrinho; Hugo Moura (Erick), Bryan Garcia (Matheus Fernandes), Léo Cittadini; Vitor Bueno (Vitinho), Vitor Roque e Rômulo. Técnico: Felipão

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Endrick), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Atuesta); Mayke (Menino), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Tabata). Técnico: Abel Ferreira

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na Ficha Técnica, Gustavo Scarpa também levou cartão amarelo. O erro foi corrigido.