Topo

'Férias' de Haaland durante a Copa preocupa Guardiola

Haaland vibra durante Manchester City x Copenhagen, jogo da Champions League - Tom Flathers/Manchester City FC via Getty Images
Haaland vibra durante Manchester City x Copenhagen, jogo da Champions League Imagem: Tom Flathers/Manchester City FC via Getty Images

Colaboração para o UOL

25/10/2022 15h08

Classificação e Jogos

Um dos jogadores de maior destaque mundial atualmente, o atacante Erling Haaland não estará na Copa do Mundo do Catar, em novembro. Sem a vaga para a seleção da Noruega, o artilheiro do Campeonato Inglês terá uma espécie de 'férias antecipadas' durante a competição, fato que preocupa o treinador do Manchester City, Pep Guardiola.

O técnico externou certo receio com a questão física de Haaland durante o tempo afastado dos gramados. "A forma como ele vai chegar para a segunda metade da temporada depende de como se comportar em Marbella. Tem casa lá e sei que vai para lá. Jogará golfe e, com sorte, não comerá nem beberá de maneira exagerada e voltará em grande forma", disse o treinador.

O preparo físico de Haaland não parece ser um problema até aqui na temporada dos Citizens: são 22 gols e três assistências para o centroavante nórdico em 15 jogos.

Atualmente, Haaland ocupa a segunda colocação da Chuteira de Ouro, prêmio para o artilheiro da temporada europeia, sendo desbancado, até o momento, por um compatriota. Curiosamente, os noruegueses são maioria no top 10: 4 jogadores. O melhor brasileiro é Neymar, na 16ª posição, com 9 gols.

Ainda sobre a Copa do Mundo, Guardiola opinou sobre a data atípica. Se aqui no Brasil, será no final do ano e da temporada de futebol, na Europa, as competições estarão em andamento. "É a primeira vez nas nossas vidas que isto acontecerá, por isso não sabemos como os jogadores irão retornar. Se tem seis campeões do Mundo, será muito positivo, mas os outros podem regressar deprimidos. Ou, então, os que forem eliminados podem ter mais férias", declarou o treinador, sobre os jogadores do City que disputarão a Copa.

Único brasileiro no elenco do Manchester City, Éderson é nome frequente nas listas de Tite e deve ir à Copa. Os ingleses são maioria na equipe, e nomes como Phil Foden e Jack Grealish devem integrar a lista de convocados do English Team.

A Noruega, seleção de Haaland, é pouco tradicional no cenário mundial: soma apenas três participações em Copas do Mundo, com a melhor campanha em 1998, quando chegou às oitavas de final e foi eliminada pela Itália.