Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Bayern tem nova chance de ser carrasco do Barcelona e se vingar de Lewa

Robert Lewandowski, do Barcelona, em jogo contra o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões - Harry Langer/DeFodi Images via Getty Images
Robert Lewandowski, do Barcelona, em jogo contra o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões Imagem: Harry Langer/DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/10/2022 04h00

Classificado antecipadamente às oitavas de final da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique tem nova oportunidade de ser o "carrasco" do Barcelona na principal competição europeia. O jogo acontece hoje (26), às 16h (de Brasília), no Camp Nou.

Além de garantir a primeira colocação do Grupo C, a vitória bávara elimina precocemente o Barcelona - terceiro da chave. Para completar, seria o décimo triunfo alemão sobre os catalães na história do torneio continental.

Nesta edição, o Bayern venceu os comandados de Xavi por 2 a 0, em setembro, na Allianz Arena. Esta foi o nono triunfo bávaro contra o Barça. Os blaugranas, por outro lado, somam apenas duas vitórias no confronto direto pela Champions, além de um empate.

Sem contar que entre as vitórias bávaras está a goleada por 8 a 2 nas quartas de final da temporada 2019/2020. Para completar, o Bayern soma impressionantes 30 gols marcados contra os catalães, que por sua vez balançaram as redes apenas 13 vezes.

Sendo assim, além de aumentar a distância entre as equipes na Liga dos Campeões, o Bayern pode "empurrar" o Barcelona para a Liga Europa em caso de triunfo no Camp Nou. Com quatro pontos, o Barça precisa de uma vitória contra os alemães, somado ao tropeço da Inter de Milão, para seguir sonhando com uma vaga nas oitavas da Champions.

Se vingar de Lewandowski?

Barcelona Bayern - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Robert Lewandowski, do Barcelona, é homenageado por torcedores do Bayern antes de jogo pela Liga dos Campeões
Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

De quebra, o Bayern de Munique tem a chance de "se vingar" de Robert Lewandowski, já que o polonês trocou o clube alemão pelo Barcelona, de forma conturbada, na última janela de transferências.

No fim da última temporada, Lewa deixou claro seu desejo de migrar para o clube catalão. O Bayern fez jogo duro e tentou travar a negociação. O polonês, então, afirmou que não existia possibilidade de permanecer, e o Bayern não teve alternativa, tanto que teve que vender os direitos do jogador eleito duas vezes o melhor do mundo pela Fifa.

Apesar disso, Lewandowski foi recebido com carinho na Allianz Arena. Os torcedores estenderam faixas em agradecimento ao atacante e bateram palmas quando o jogador subiu para o aquecimento.

Em campo, o camisa 9 teve desempenho discreto, passando em branco na derrota por 2 a 0. Agora, ele tem a difícil missão de manter o Barça vivo na Champions League.