Topo

Brasileirão - 2022

Corinthians e Flu é batalha pelo G4 e com indefinições sobre VP e Diniz

Vítor Pereira e Fernando Diniz se reencontram pouco mais de um mês após semifinal da Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF
Vítor Pereira e Fernando Diniz se reencontram pouco mais de um mês após semifinal da Copa do Brasil Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Arthur Sandes e Luiza Sá

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

26/10/2022 04h00

Corinthians e Fluminense jogam, na noite de hoje (26), às 21h45, pelo Brasileirão, na Neo Química Arena, ainda sem saber com certeza se os seus técnicos ficarão para a próxima temporada. Ambos os clubes pretendem manter Vítor Pereira, de um lado, e Fernando Diniz, de outro, mas o martelo não está batido, e a definição para 2023 depende de fatores diversos.

No Corinthians, Vítor Pereira virou unanimidade interna e tem total respaldo da diretoria, mas a renovação depende de questões pessoais do treinador e de sua família. Ele está sozinho no Brasil, pois seus familiares ainda moram em Portugal. Uma mudança para a capital paulista é muito complicada, ou até "impossível", como VP classificou no mês passado, porque a sogra tem problema de saúde que exige cuidados.

Desde a primeira vez que falou abertamente sobre o tema, o técnico tem repetido que a permanência depende destas questões pessoais.

"Tenho que perceber se tenho estabilidade familiar, se minha família está em um momento que consegue suportar mais um ano meu longe de casa ou não. Este é de fato o grande ponto", disse em uma das ocasiões. Nos últimos dias o tom mudou um pouco, e VP revelou que já há conversas em curso com a diretoria corintiana.

Há uma semana, após a perda do título da Copa do Brasil, o lusitano deixou transparecer que planeja um futuro no Corinthians —ou ao menos gostaria de tê-lo.

"Vamos continuar a lutar, a orgulhar nosso torcedor e procurar títulos no futuro", falou em entrevista coletiva. O clube espera a definição para saber se precisa ou não ir atrás de um novo treinador para o ano que vem.

Diniz tem permanência mais próxima no Flu

Fluminense e Fernando Diniz estão muito próximos de sacramentar a renovação de contrato. Como revelou o presidente Mário Bittenoucrt ao UOL Esporte, o novo vínculo será por dois anos, mostrando que o clube não só acredita no trabalho que já vem sendo feito mas também aposta nesta filosofia a longo prazo.

Um obstáculo para o anúncio é a eleição presidencial do Flu, mas todos os quatro pré-candidatos ao posto já disseram que concordam em manter Diniz para a próxima temporada. A atual diretoria planeja o 2023, independentemente disso, e as chegadas e saídas do time passam diretamente pelo crivo do treinador.

"Todos sabem que tenho carinho pelo Fluminense, uma conexão diferente com o torcedor. Todo time vive de resultado, mas existe uma empatia. Tem eleição, não sabemos quem vai ganhar. Estou mais focado em terminar da melhor maneira possível do que em renovação, mas o Fluminense é um lugar em que eu adoro estar. Não tem absolutamente nada a ver com isso [renovação e vaga na Libertadores]. Minha permanência no Fluminense... O time está se aplicando ao máximo para conseguir as vitórias", disse Diniz após o empate com o Botafogo, no último domingo (23).

Duelo em Itaquera vale o quarto lugar

Corinthians e Fluminense fazem jogo direito por um lugar no G4, pois são respectivamente o quarto e o quinto colocados do Brasileirão (57 e 55 pontos). Ambos estão relativamente seguros na corrida por Libertadores, pois há grandes chances de este G4 de vagas diretas virar G6, e o atual sétimo colocado (Atlético-MG) está mais atrás, com 48 pontos. Os dois times se reencontram em Itaquera 41 dias após o Alvinegro levar a melhor na semifinal da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro, 34ª rodada
Data e hora: 26 de outubro de 2022, às 21h45 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz (Maycon), Fausto Vera e Renato Augusto; Mateus Vital, Gustavo Mosquito e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Nino e Calegari; André, Martinelli, Yago Felipe e Ganso; Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz. Técnico: Fernando Diniz