Topo

Barcelona

'Desastre' e 'decepção': imprensa espanhola detona eliminação do Barça

Lewandowski, atacante polonês do Barcelona, durante a partida contra o Bayern de Munique, seu ex-clube - David Bustamante/Getty
Lewandowski, atacante polonês do Barcelona, durante a partida contra o Bayern de Munique, seu ex-clube Imagem: David Bustamante/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

26/10/2022 18h44

O Barcelona não tinha mais chances de classificação, mas a derrota em casa por 3 a 0 diante do Bayern de Munique deu contornos mais dramáticos à eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Após a equipe catalã ser dominada mais uma vez pelo algoz da Alemanha, jornais espanhóis detonaram a queda precoce no principal torneio europeu.

"O Barça se despede da Champions com uma nova decepção", destacou o periódico 'Sport'. O 'Marca', por sua vez, criticou o "novo desastre" na competição. Esse é o segundo ano consecutivo que o Barcelona não disputa o mata-mata da Liga dos Campeões, escrita que não acontecia desde 1998.

"Os comandados por Xavi haviam começado a partida eliminados e foram derrotados de novo pela sua fera europeia", criticou o 'Sport'. A publicação avaliou que o Barça "jogou com coração, mas sem ideias ou cabeça" e enfatizou que o time adversário soma seis vitórias consecutivas no confronto direto.

O revés ampliou a freguesia da equipe diante do Bayern, que não sabe o que é perder para os Culés desde 2015. Os alemães, inclusive, estiveram no mesmo grupo do clube catalão e decretaram a queda precoce na temporada passada.

O 'Marca' afirmou que uma "tragédia" foi consumada e que a eliminação não "fazia parte do roteiro", diferentemente do ano passado. O jornal ressaltou os mais de R$ 800 milhões gastos em reforços na última janela, incluindo as contratações de Lewandowski e do brasileiro Raphinha, para explicar a decepção e ainda disparou que o Barça "não esteve à altura" da Champions.

O 'Mundo Deportivo' cravou que o Bayern "deixa o Barcelona a anos-luz de distância" com mais uma vitória. O periódico também afirmou que a equipe da Espanha "não conseguiu se despedir com alegria" da Liga dos Campeões e que o clube alemão "retratou a realidade" do Barça com a vitória.

A eliminação dos espanhóis antes mesmo de entrar em campo aconteceu porque a Inter de Milão garantiu a segunda vaga do Grupo C — o Bayern está classificado na liderança. O time italiano venceu o lanterna Viktoria Plzen e não poderia mais ser ultrapassado pelo Barça na tabela por ter levado a melhor nos confrontos diretos.

Com a derrota, o Barça estagnou nos cinco pontos e sequer pode igualar a pontuação da Inter na última rodada. A equipe catalã retornar a campo para encerrar a fase de grupos da Champions na próxima terça, contra o clube tcheco.

Barcelona