Topo

Rodízio e foco em lesionados: Fla se vê mais pronto antes da Libertadores

Arrascaeta e Marinho comemoram gol do Flamengo sobre o Santos - Thiago Ribeiro/AGIF
Arrascaeta e Marinho comemoram gol do Flamengo sobre o Santos Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

26/10/2022 11h00

O Flamengo que chegou à final da Libertadores em 2021 vivia um momento complicado da temporada com muitos lesionados e pressão. O de 2022, que decidirá o título no sábado (29), chega mais leve depois da taça da Copa do Brasil e com um elenco bem mais inteiro do que o anterior. A vitória sobre o Santos com equipe mista consolida esse pensamento de Dorival Jr.

A estratégia de ter um time somente para as Copas não é nova e vem sendo utilizada há meses, mesmo sendo criticada em certo momento. O plano foi traçado depois de conversas com diretoria, atletas e comissão, mostrando que o único jeito era priorizar o mata-mata. Já sem chances no Brasileiro, o Fla vê como um sucesso o que foi feito.

Além de poupar os titulares das fortes sequências de jogos do calendário brasileiro, Dorival ainda conseguiu dar mais minutos e confiança a jogadores importantes. Arturo Vidal, Marinho, Pablo e Everton Cebolinha são alguns deles.

"Temos que enaltecer o trabalho coletivo. Essa aceitação do torcedor a tudo que foi feito nesses momentos, a gente percebe no dia a dia. São pessoas que vivem o Flamengo e demonstram carinho pelo que está acontecendo no clube. Damos passos muito bem orientados. Todos participam de todas as decisões. Chegaremos ao jogo mais importante do ano com totais condições, com praticamente todos os jogadores preparados. Chegamos tranquilos, porque tudo o que poderia ser feito foi feito. O resultado vai depender do que acontecer no campo", disse Dorival.

No que diz respeito aos lesionados, o Flamengo não chegará 100% ao Equador. Um dos mais importantes do time, Arrascaeta vem sentindo dores no púbis, entrou no segundo tempo do jogo com o Santos, fez o terceiro gol e foi elogiado por Dorival. Nos últimos meses, o uruguaio vive um planejamento especial para tratar do problema. A última vez que jogou os 90 minutos foi na ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o São Paulo, em 24 de agosto.

Já Vidal corre contra o tempo para estar pelo menos no banco de reservas na decisão. Ele voltou aos treinos ontem (25) e, mesmo que vá no sacrifício, quer participar da final. Thiago Maia fez tratamento intensivo nos últimos dias e já foi a campo na véspera do jogo pelo Brasileirão, mostrando que não preocupa. Quem está fora com certeza é Varela.

O Flamengo embarca para Guayaquil hoje (26), na parte da manhã, e contará com o apoio da torcida. A final da Libertadores será no sábado (29), às 17h, diante do Athletico-PR.