Topo

Fluminense

Em 1º ano, Cano bate recordes e pode virar maior goleador do Flu no século

Germán Cano comemora gol pelo Fluminense em jogo contra o Corinthians  - Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Germán Cano comemora gol pelo Fluminense em jogo contra o Corinthians Imagem: Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/10/2022 04h00

Germán Cano é uma máquina de fazer gols. Artilheiro do Brasil na temporada, ele foi decisivo na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. As duas bolas na rede representaram não só um bom resultado na luta pela vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. O argentino também superou algumas marcas individuais.

Disputando a sua primeira temporada com a camisa do Tricolor carioca — foi anunciado oficialmente em 13 de janeiro —, o argentino de 34 anos chegou aos 38 gols em 2022. Cano já superou Washington, que balançou as redes 37 vezes em 2008, e agora está a um de igualar o maior artilheiro tricolor neste século. De 2001 para cá, só Magno Alves, em 2002, balançou a rede mais vezes, com 39.

Cano também chegou aos 20 gols no Brasileirão e igualou Acosta como estrangeiro que mais vezes marcou no formato dos pontos corridos. O argentino também caminha para ser o artilheiro desta edição da competição e já chegou aos mesmos 20 gols de Hulk em 2021.

Até o momento, Germán Cano já disputou 66 jogos com a camisa do Fluminense e ainda pode igualar o compatriota Darío Conca se entrar em campo nas 38 rodadas do Brasileirão — faltam ainda quatro jogos para o término do Brasileirão. Além dos 38 gols, são sete assistências. Ao todo, 45 participações diretas em lances decisivos.

Felicidade e sintonia

Pelo sucesso imediato na sucessão de Fred, agora aposentado, Germán Cano está mais do que certo nos planos da diretoria para 2023. Com contrato até o fim do próximo ano, o centroavante será um dos focos para renovação em breve para evitar qualquer possibilidade de saída. Como disse ao UOL Esporte, o argentino quer ficar.

Um dos grandes entusiastas dele é o técnico Fernando Diniz, com quem tem grande sintonia desde os tempos de Vasco, em 2021.

"Eu tenho uma relação muito especial com o Cano. Tem alguns jogadores que você tem uma conexão imediata e nós tivemos no Vasco. Passei lá para ajudar ele a terminar bem a temporada, facilitar ele vir ao Fluminense, fui até consultado para ele vir mesmo não estando aqui. Falei que podia levar porque teria um excelente jogador, um cara que faz gols como poucos e uma excelente pessoa. É uma referência, tem conexão comigo, com o time e com o que penso de futebol e de vida. Tem saúde, treina todos os dias e está terminando a temporada de maneira singular", disse Diniz após o jogo de ontem.

O Flu, em quarto lugar, chegou aos 58 pontos, um a mais que o Corinthians, em quinto e que tem um jogo a menos — enfrenta o Goiás, sábado (29), em jogo atrasado da 32ª rodada. O Flamengo é o terceiro colocado, com 61.

Fluminense