Topo

OPINIÃO

Vitão: Favoritismo do Flamengo na final da Libertadores é 90 a 10

Do UOL, em São Paulo

27/10/2022 12h00

Flamengo e Athletico-PR decidem no sábado, às 17h, o título da Libertadores em Guayaquil, com o time de Dorival Júnior embalado pela conquista da Copa do Brasil, enquanto o de Felipão passa por altos e baixos. Para Vitor Guedes, o favoritismo do time carioca é amplo e será uma surpresa se não levar a taça nos 90 minutos.

No UOL News Esporte, ao lado de Domitila Becker e Renato Mauricio Prado, Vitão coloca a diferença em 90 a 10 para o Flamengo, apontando como um erro de Felipão a hipótese de escalar Pablo e não Vitor Roque entre os titulares.

"Eu vou ficar muito surpreso se o Flamengo não ganhar bem no tempo normal, acho que o Athletico se for para a prorrogação tem uma chance pequena pela questão física. A diferença que já é gigante, pela escalação que o Felipão fez contra o Palmeiras e pressupondo que quem não jogou, jogará contra o Flamengo, o Vitor Roque jogou, ou seja, deve ficar no banco e vai jogar o Pablo. Então aumentou para mim o favoritismo do Flamengo de 80 para 90%", afirma.

"Vou ficar muito surpreso de o Flamengo não ganhar, não vejo, eu via o Flamengo favorito contra o Corinthians com algum equilíbrio e até se mostrou no jogo, 60 a 40, Flamengo e Athletico-PR neste momento está 90 a 10 para o Flamengo. É futebol, o Flamengo é muito favorito a não ser uma expulsão no primeiro minuto, um frango, futebol tem essas coisas, mas no jogo jogado eu vou ficar muito surpreso se o Flamengo não ganhar com alguma facilidade".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL;

Renato Mauricio Prado: Fernandinho vai dar uma 'varetada' no Arrascaeta

Um dos principais jogadores do Athletico-PR é o volante Fernandinho, que foi multicampeão no Manchester City de Guardiola e deve ser o líder da equipe de Felipão em campo. Renato Mauricio Prado alerta que ele pode ser um risco para o Flamengo, mas não pelo futebol jogado e sim pela violência.

"Não acho que seja tão acentuado assim pela velha escola do Felipão de saber armar retranca, de mandar descer a bordoada, olho no Fernandinho, porque esse Fernandinho é um açougueiro, estava lá fora e todo mundo 'o Fernandinho, o Fernandinho'. Esse nunca me enganou, velho entregador de jogo de seleção brasileira e velho açougueiro, senta a botina, maldoso, eu tenho certeza que esse cara vai dar uma 'varetada' no Arrascaeta, pode contar, é absolutamente certo. Na bola, o Flamengo leva uma grande vantagem".

Guayaquil tem contraste de insegurança e povo hospitaleiro

O repórter Bruno Braz está em Guayaquil para a final da Libertadores e relata que o clima é de bastante insegurança na cidade, que passa por um período tenso, com a escalada de violência. Apesar disso, a proximidade da partida tem reduzido esta sensação, também devido à forma como o povo local tem tratado quem chega de fora do Equador.

"Chegando perto do jogo, a segurança vai aumentando, a polícia nacional está mais nas ruas, mas a sensação que você tem é passada pelos próprios equatorianos quando você pega um táxi, um serviço de aplicativo, eles falam para tomar cuidado, não anda com o celular na rua, não andar sozinho, sempre em grupo. Mas a região mais perigosa é mais próxima do estádio, ali realmente você chegar sozinho é bem complicado. Há até um contraste bacana do povo equatoriano, eles estão preocupados em ser hospitaleiros, um negócio até acima um pouco do normal".

Vitão: Corinthians não pode ser refém de nenhum técnico

O Corinthians perdeu para o Fluminense pelo Brasileirão na Neo Química Arena e as dúvida sobre a permanência ou não do técnico Vítor Pereira continua, já que o treinador disse ainda não ter uma definição. Para Vitão, o clube não pode ficar esperando muito e precisa se definir logo para não atrapalhar o planejamento de 2023.

"Eu só acho que o Corinthians não pode ser refém de técnico nenhum, nem do Vítor Pereira e de nenhum. Se não pode ficar ou pode ficar, ele tem que falar se vai ou não e pronto, não ficar esperando, torcida fazendo hashtag, uma coisa patética. Se quer ficar, fica".

O UOL News Esporte vai ao ar três vezes por semana, com a análise dos destaques do mundo esportivo

Quando: Toda terça, quarta e quinta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: