Topo

Flamengo estuda rescisão com Outsider após problemas em voos para Guayaquil

Torcedores do Flamengo aguardam embarque após adiamentos com a Outsider - Foto: Alexandre Araújo/UOL
Torcedores do Flamengo aguardam embarque após adiamentos com a Outsider Imagem: Foto: Alexandre Araújo/UOL
Bruno Braz, Alexandre Araújo e Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/10/2022 11h41Atualizada em 29/10/2022 13h02

O Flamengo estuda rescindir o contrato com a Outsider Tours, anunciada como patrocinadora oficial na última segunda-feira (24), por conta dos problemas da empresa em fretar aviões para Guayaquil. Diversos torcedores que compraram pacotes seguem sem conseguir viajar ao palco da final da Libertadores.

O presidente do Fla, Rodolfo Landim, ficou bastante irritado com os episódios no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão. Mesmo que a venda dos pacotes não tenha a ver diretamente com o clube, entende-se que a imagem pode ficar manchada diante da falha da Outsider em honrar os compromissos. A imagem do clube estaria sido atingida a poucos dias da final.

O UOL Esporte tenta desde ontem uma posição oficial do Flamengo, que ainda não se pronunciou. A reportagem apurou que o clube aguarda avaliação do departamento jurídico antes de falar qualquer coisa para não ter problemas no futuro.

Assim como ontem (27), a manhã de hoje também foi de confusão no Galeão. Na última quinta-feira, a companhia se comprometeu com o Procon a levar todos os torcedores ao Equador, o que ainda não aconteceu. Os rubro-negros que estavam no local conversaram com Fernando Sampaio, diretor comercial da Outsider Tours. Em vários vídeos é possível ver o clima ficando mais quente.

A polícia precisou intervir na situação e levou Fernando para uma sala mais reservada. As últimas informações dadas pela empresa são de que três voos vão sair do Rio: Gustavo Hahn, diretor de vendas, confirmou os seguintes voos: um de 145 lugares às 23h e retornando no domingo, às 18h, um de 129 lugares saindo 0h05 e voltando no sábado às 23h e um terceiro da Gol às 3h15 e retornando entre 23h e 0h de amanhã (29). No total, quatro voos saíram.

No Galeão, a empresa fez ainda uma quarta fila para pessoas que querem o reembolso, prometendo pagar em 30 dias. Como a maioria dos pacotes eram de três dias, quem precisará fazer bate-volta vai receber a diferença do valor pago.

Na noite de ontem, a Outsider divulgou uma nota oficial dizendo que iria cumprir com todos os compromissos. Veja a seguir:

"Nota de esclarecimento

1- O voo cancelado do dia 27 de outubro se deu devido à empresa prestadora de serviço não ter honrado seu contrato conosco. Somente fomos informados do cancelamento na terça-feira às 11h13. Diante da negativa da companhia aérea, buscamos informar que todos seriam realocados em novos voos nos dias 27 e 28 de outubro de 2022.
2- Informamos, ainda, que ao contrário do que saiu na mídia, IREMOS CUMPRIR TODOS OS COMPROMISSOS. OS VOOS LEVARÃO TODOS OS NOSSOS CLIENTES A GUAYAQUIL.
3- Enfatizamos que a informação de que a empresa portuguesa (subsidiaria da Latam) não poderia voar aqui no continente só veio por intermédio da Anac às 11h13 de terça-feira.
4- A Outsider informa que já chegou em Guayaquil o seu primeiro voo com 170 rubro-negros. O próximo sairá ainda na madrugada do dia 28, tendo ainda voos iniciando às 7h35 minutos do mesmo dia.
5- Informamos ainda que 50 passageiros se dispuseram a ir em voo comercial, proporcionando assim que a empresa cumprisse com seus pacotes.
6- A Outsider informa, ainda, que alguns rubro-negros que vieram de outros Estados foram alocados em hotéis do Rio de Janeiro até a data do voo.
7- Esclarece também que os voos bate-volta estão garantidos, como inicialmente programados, partindo conforme Vouchers já encaminhados.
8- A empresa acrescenta que diante de todo o ocorrido, terça-feira fará um boletim de ocorrência na 4ª DP do Rio de Janeiro, já que a empresa aérea, mesmo tendo sido paga, não prestou o serviço acertado, tampouco devolveu os valores.
9- A Outsider é uma empresa séria que em 2021 levou mais de 2 mil pessoas para Montevidéu na decisão da Libertadores, tendo feito, ainda, a recente operação para Córdoba na final da Copa Sul-Americana 2022, com mais de 360 pessoas
."

 Haroldo Costa, médico, aguarda embarque para Guayaquil depois de confusão com patrocinadora do Flamengo - Foto: Alexandre Araújo/UOL - Foto: Alexandre Araújo/UOL
Haroldo Costa, médico, aguarda embarque para Guayaquil depois de confusão com patrocinadora do Flamengo
Imagem: Foto: Alexandre Araújo/UOL

Otimismo e desistência

Durante a tarde, já com os novos três voos confirmados, os torcedores ainda reclamavam da desorganização. Em meio à revolta, houve tempo para demonstrações de otimismo pelo título. Alguns rubro-negros presentes ao saguão do Galeão cantaram o hino do clube e músicas de arquibancada.

"Eu vim do Pará e estou há 48 horas tentando chegar a Guayaquil e não consigo. Estou aqui desde 3h da manhã. Meu voo está previsto para 23h e estamos aqui na fila para fazer o registro. Mas sem certeza, vamos esperar. Eu ia viajar ontem e transferiram para hoje. Estamos esperando aqui", disse Haroldo Costa, médico.

Por outro lado, há torcedores que já desistiram de embarcar para a final. Fernando Barbalho, advogado, estava desde ontem aguardando as coordenadas da empresa para viajar com o filho, mas, diante da falta de organização, não deve mais ir.

"Aguardei até 19h ontem e mandei mensagem dizendo que queria cancelar o pacote e que queria meu dinheiro de volta. Não tive resposta. Uma funcionária me mandou mensagem às 21h dizendo que meu voo sairia 9h de hoje, que bastaria que eu "aparecesse no aeroporto". Sem voucher, sem confirmação do voo de volta. Uma zona, nem fui ao Galeão. Tinha dado essa viagem de presente de 15 anos para o meu filho, está desolado em casa", disse.

Ronaldo Souto, primeiramente, enfrentou problemas ocasionados por um funcionário da Outsider e não conseguiu embarcar com os amigos.

"Cheguei aqui com um grupo de 10 amigos. A princípio, embarcaríamos em um voo às 11h, da Azul. Chegamos por volta das 6h30 e nosso nome não estava no check-in. Encaminharam a gente para a Gol, também não estava. Um funcionário da Outsider pegou nossos 10 passaportes dizendo que ia emitir os bilhetes. Nisso que ele leva os passaportes, ele perde o meu passaporte. Ele conseguiu emitir nove bilhetes. Meus amigos foram e eu fiquei. Acharam há pouco, mas não tinha mais voo para mim. Consegui colocar meu nome na lista e estou no voo das 23h, e vou ficar por aqui", disse, durante a tarde.

O rubro-negro pegou o bilhete de embarque e chegou a estar no avião, mas, em contato com a reportagem do UOL Esporte, explicou que desistiu da viagem após novos percalços.

"Eles colocaram a gente em um avião de uma empresa equatoriana. O embarque atrasou mais de uma hora, e ficamos cerca de duas horas dentro da aeronave com o ar-condicionado desligado. Não davam informação. Depois, nos falaram que estava demorando porque a aeronave não tinha plano de voo. Diante disso tudo, algumas pessoas foram desistindo, e eu também fui embora. Cansado", apontou.

Entenda o caso

A Outsider Tours vendeu 1600 pacotes para a final da Libertadores nos mais diferentes valores, variando de R$ 8 mil a mais de R$ 20 mil. Através de um grupo no WhatsApp, a empresa avisou primeiro que os passageiros seriam realocados em outras aeronaves porque a Latam, linha aérea responsável pelos aviões que seriam utilizados, cancelou os voos. O motivo seria a possível erupção do vulcão Cotopaxi, localizado próximo à região de Quito, capital do país.

Essa situação gerou dúvidas até mesmo em quem está já na cidade da final, mas os equatorianos avisaram que não era verdade. Apesar do "alerta amarelo" emitido nos últimos dias, o Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências (SNGRE) do Equador avisou ontem (26) que houve uma diminuição na atividade vulcânica.

Uma parte dos torcedores conseguiu embarcar ainda ontem por volta de 10h20 em voo que faz escala em Manaus. Todos, porém, levam as malas no corredor da aeronave.

Em contato com o UOL Esporte, a Latam afirmou que nunca houve qualquer contrato com a Outsider Tours para operação dos voos a Guayaquil. "A LATAM não fechou nenhum contrato com esta operadora para a final do torneio em Guayaquil. A LATAM, aliás, não programou nenhum voo regular ou fretado do Brasil para o Equador", diz a nota da companhia.

Na segunda-feira (24), o Flamengo anunciou que a Outsider Tours era a nova patrocinadora do clube, se tornando uma agência oficial apoiadora de todos os canais digitais. A nota destaca que a empresa "já se tornou referência tanto na qualidade de oferta de produtos como em excelência de atendimento no setor". A Outsider já realizava a logística das viagens feitas pelo Fla antes do anúncio dessa parceria.