Topo

Brasileirão - 2022

G8? O que acontece com a vaga na Libertadores se o Flamengo for campeão

Gabigol, do Flamengo, posa com taça da Copa do Brasil após vitória sobre Corinthians - Marcelo Cortes/Flamengo
Gabigol, do Flamengo, posa com taça da Copa do Brasil após vitória sobre Corinthians Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Do UOL em Belo Horizonte (MG)

28/10/2022 04h00

A final da Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR, amanhã (29), às 17h (de Brasília), em Guayaquil (EQU), desperta interesse que vai além dos torcedores cariocas e paranaenses. Mais uma vaga poderá ser aberta no Brasileirão para a disputa do torneio continental em 2023 e muitos clubes estão de olho nessa possibilidade.

Atualmente na terceira colocação no Brasileiro, o Flamengo, que é o atual campeão da Copa do Brasil, já está classificado à fase de grupos da competição. Se vencer também a Libertadores, disputará a competição pela vaga destinada pela Conmebol, abrindo assim o G8 (pela conquista da Copa do Brasil e por terminar entre os primeiros colocados).

Em caso de vitória do Athletico, o G6 também pode virar G8, desde que o Furacão termine entre os sete primeiros (juntamente com o Flamengo neste grupo).

Qual o cenário atual?

Passada a 34ª rodada, o Brasileiro tem um G7 formado, já que o Flamengo está classificado por ter vencido a Copa do Brasil e se encontra na terceira posição.

Quem estaria no G8 hoje?

Na atual situação, o G8 seria formado por Palmeiras, Internacional, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG e São Paulo — sendo que os dois últimos têm que torcer para que o campeão e o vice da Libertadores terminem entre os sete primeiros.

Quem briga por fora?

Hoje, Fortaleza e Botafogo são os clubes que estão a três ou menos pontos do oitavo colocado e de olho na possibilidade de mais uma vaga.