Topo

Brasileirão - 2022

Globo muda horário do jogo e pode interferir em possível festa do Palmeiras

Torcedores do Palmeiras nos arredores do Allianz Parque  - Gabriel Carneiro/UOL
Torcedores do Palmeiras nos arredores do Allianz Parque Imagem: Gabriel Carneiro/UOL
Diego Iwata Lima e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

28/10/2022 19h26

Um pedido da TV Globo pode interferir diretamente na possível festa de título de campeão brasileiro do Palmeiras. A emissora de televisão solicitou, e a CBF alterou o horário da partida entre Palmeiras e Fortaleza, da próxima quarta-feira (2), feriado nacional de Finados. Anteriormente marcado para as 16h, o jogo foi transferido para as 21h30.

Sem a mudança, a partida do Verdão iria acontecer no mesmo horário de América-MG x Internacional. Os gaúchos são os únicos que podem impedir a festa do Palmeiras. Por outro lado, se o Inter não vencer os mineiros, o Palmeiras seria campeão ainda na concentração para o jogo da noite.

Durante a tarde dessa sexta (28) a CBF chegou a publicar a alteração também no jogo do Inter para as 21h30. Porém, logo depois, a entidade retirou a página do ar.

O UOL Esporte apurou com fontes do Palmeiras de que o clube foi apenas comunicado sobre a mudança. Por prerrogativa contratual, a Globo pode alterar os horários dos jogos de acordo com seus interesses, desde que dentro das normas estipuladas pelo Estatuto do Torcedor.

O documento prevê que um jogo pode ter seu horário alterado até cinco dias antes de sua data inicial. Ou seja, o pedido feito pelo Globo à CBF obedece esse prazo.

Mas, como mais de 15 mil ingressos já haviam sido vendidos até as 18h desta sexta (28), o Palmeiras se prontificou a reembolsar os torcedores que não puderem comparecer ao estádio com a mudança do horário. Os pedidos podem ser feitos até 24h antes do início da partida.

A reportagem apurou com outras partes envolvidas nos dois jogos que o Inter não aceitou a mudança e, por isso, a entidade voltou o duelo que acontecerá em BH para o horário original.

Entre outros motivos, a manutenção do horário das 16h foi recebida com satisfação pelo Inter porque a logística já está pronta. O voo de volta para Porto Alegre está marcado para as 20h30, cerca de duas horas e meia depois do fim do duelo contra o América-MG em Minas.

Além disso, dada a vantagem do Palmeiras na tabela, o Colorado não sente estar de fato na disputa do título, e não se importa de entrar em campo mais de cinco horas antes do Palmeiras.