Melhor do mundo? Inglês não perde pênalti há 4 anos e supera Neymar
Já se passaram quatro anos desde que o Peterborough United foi goleado por 4 a 0 pelo Barnsley em duelo da terceira divisão inglesa. A derrota foi ainda mais amarga para o atacante Ivan Toney. Ele perdeu um pênalti para o Peterborough quando o placar ainda estava em 0 a 0. Um minuto depois, o Barnsley abriu o placar e depois passeou.
Mas aquela foi a primeira e última penalidade desperdiçada por Toney. Desde aquele 6 de outubro de 2018, o inglês nunca mais errou uma cobrança. São 22 gols de pênalti e contando.
A série invicta começou em 2020. Foram dois pênaltis convertidos ainda com a camisa do Peterborough. Ao final daquela temporada, Toney fechou com o Brentford e se tornou o principal jogador do time.
Na temporada 2020/21, na segunda divisão inglesa, foram incríveis 11 gols de pênalti e papel decisivo na campanha que levou o Brentford para a Premier League. Desde que chegou à elite do futebol inglês, Toney anotou nove vezes em penalidades e manteve o 100% de aproveitamento que já dura mais de quatro anos. Ao longo da carreira, são 27 pênaltis cobrados e só um (aquele de 2018) perdido. Qual o segredo?
"Eu não sei para onde vou chutar até bater na bola. Os goleiros tentam atrapalhar e entrar na minha cabeça, mas eu apenas me afasto e penso em coisas diferentes, como estar na praia com uma bebida. A bola não se move e nem o gol, então eu apenas ando até ela, tranquilo, e chuto para o gol", disse Toney à Sky Sports.
Neymar, um dos melhores cobradores de pênalti do mundo, tem 20 pênaltis convertidos nas últimas 22 cobranças. Desde outubro de 2018, o camisa 10 da seleção brasileira cobrou 34 penalidades e fez 31, aproveitamento de 91% no período. Na carreira, são 73 gols de pênalti e 15 perdidos. Neymar nunca ficou 22 cobranças seguidas sem errar, como é o caso de Toney. A maior sequência do brasileiro foi de 13 pênaltis seguidos convertidos.
Na atual temporada, Toney tem oito gols (três de pênalti) em 13 partidas. O bom desempenho rendeu a primeira convocação para a seleção inglesa, em setembro. O jogador de 26 anos agora sonha com uma vaga na Copa do Mundo do Qatar.
O atacante está na mira de gigantes ingleses, como Chelsea e Manchester United. Ele tem contrato com o Brentford até 2025. Para tirá-lo do pequeno clube londrino será preciso abrir os cofres. Segundo o site Transfermarkt, o valor de mercado de Toney é de 40 milhões de euros (cerca de R$ 212 milhões).
O Brentford entra em campo amanhã, às 11h (de Brasília), em casa, contra o Wolverhampton, em duelo da 14ª rodada do Campeonato Inglês. A equipe de Toney é a 11ª colocada, com 14 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.