Topo

O que Tite quis entender ao se reunir com Filipe Luís, Fernandinho e Kaká

Tite decidiu entrevistar ex-jogadores da seleção às vésperas da Copa do Mundo - Lucas Seixas/UOL
Tite decidiu entrevistar ex-jogadores da seleção às vésperas da Copa do Mundo Imagem: Lucas Seixas/UOL

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

28/10/2022 04h00

Classificação e Jogos

Campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, o ex-jogador Kaká visitou a sede da CBF, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (24). A CBF divulgou fotos do encontro com o coordenador da seleção Juninho Paulista e o presidente Ednaldo Rodrigues, além de declarações confiantes no hexacampeonato mundial no Qatar. O que ninguém falou é que essa ida de Kaká até a sede da entidade foi muito além de uma visita de cortesia.

Kaká e outros ex-jogadores da seleção passaram por uma espécie de sabatina com a comissão técnica da seleção, inclusive Tite. Segundo apurou o UOL Esporte, o lateral-esquerdo Filipe Luís e o volante Fernandinho — ambos ainda na ativa por Flamengo e Athletico-PR — já foram até a CBF para essa espécie de "Roda Viva", uma entrevista sobre assuntos diversos.

"É um olhar de fora para dentro. A gente faz as perguntas e eles [jogadores] olham sob a ótica deles", resume Tite.

Kaká é um ex-jogador de quase cem partidas pela seleção, presente em três edições da Copa do Mundo [2002, 2006 e 2010]. Fernandinho esteve nos Mundiais de 2014 e 2018 e Filipe Luís, neste último. A dupla participou do ciclo para a Copa do Qatar sob o comando de Tite, mas parou de ser convocada há três anos. Tudo o que envolve a Copa do ponto de vista do atleta é o que Tite espera entender ao se reunir com o trio.

"As observações e análise do atleta para a comissão técnica, que tipo de avaliação tem, o que na Copa do Mundo te pesa, o que te aflige, amedronta (...) Fale, externe (...) A gente troca informação e cresce. Quando há discernimento, ideias, sempre enriquece", diz Tite, em conversa exclusiva com o UOL.

Kaká - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Kaká visitou sede da CBF e se encontrou com Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, antes da Copa
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Nestas reuniões, o jogador fica frente a frente com o máximo de profissionais da comissão técnica da seleção que estiver na CBF no momento. Durante a visita de Kaká, por exemplo, o auxiliar Cleber Xavier e o analista de desempenho Bruno Baquete estavam viajando à Europa para observação de jogos de Juventus, Roma, Sevilla e Barcelona e não puderem participar da sabatina. Já Tite participou antes de viajar para a Inglaterra na terça-feira.

A ideia da comissão técnica é entender onde pode atuar na relação com os jogadores a partir de inquietações que estes veteranos tenham tido em edições passadas. Para assim resolver mais rápido os problemas que possam aparecer na Copa do Mundo do Qatar.

Filipe Luis - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Filipe Luís não atua pela seleção desde a Copa América de 2019, mas ainda é importante
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Uma das observações de Filipe Luis, por exemplo, já deu base para uma reflexão de Tite nos bastidores. O lateral-esquerdo do Flamengo disse que cada vez que entrava em campo na Copa do Mundo pensava que era visto pelo mundo inteiro naquele momento e isso tirava a naturalidade de suas ações. Tite já saiu da sabatina pensando sobre exposição, aspecto mental e o desenvolvimento dessa naturalidade em ser o foco das atenções, ainda mais num grupo de jogadores jovens como é o da seleção.

Tite usa técnica da Psicologia em reuniões

No contato com o UOL em que explicou o que pretende com essas reuniões com ex-jogadores da seleção, Tite mencionou o nome de uma técnica da Psicologia chamada "cadeira vazia", que seria mais ou menos a ideia da comissão técnica para os papos.

A técnica foi desenvolvida pelo americano Fritz Perls no século passado. Segundo o psicólogo Alberto Dell'Isola, consiste nisso: "A pessoa se senta em frente a uma cadeira vazia e fala com ela, como se fosse alguém real."

A ideia é que essa pessoa imaginária com quem o examinado "conversa" seja alguém que participou de algum momento relevante de sua vida. O objetivo é encerrar assuntos não resolvidos no passado, entrar em contato com o evento de uma forma emocional e reparar o que estava pendente.

Por mais que no caso de Tite os ocupantes da cadeira vazia sejam ele próprio e os outros profissionais da comissão técnica, a finalidade da tarefa é parecida com a técnica da Psicologia: ajudar na superação de traumas e na compreensão de problemas a partir do ato de falar sobre assuntos que no momento em que aconteceram não foram tema de reflexão.

Fora do divã, Tite tem como próximo desafio importante o anúncio dos 26 convocados para a Copa do Mundo no próximo dia 7, às 13h (de Brasília). A seleção estreia no Mundial contra a Sérvia, no dia 24.