Topo

Libertadores - 2022

Treino do Fla tem ação policial, 'pelada' e Vini Jr de provocação ao Emelec

Torcedora do Flamengo provocou Emelec lembrando de comemoração de Vinícius Júnior em 2018 - Bruno Braz / UOL Esporte
Torcedora do Flamengo provocou Emelec lembrando de comemoração de Vinícius Júnior em 2018 Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Do UOL, em Guayaquil (EQU)

28/10/2022 04h00

O Flamengo realizou ontem (27) seu primeiro treinamento em Guayaquil (EQU). A atividade aconteceu no estádio George Capwell e contou com algumas curiosidades, principalmente nos arredores do local que pertence ao Emelec, popular clube da cidade.

Antes de a delegação chegar ao estádio, a imprensa se concentrou no portão 12, indicado pela Conmebol para o acesso dos jornalistas. Passado algum tempo, equatorianos se posicionaram na região, algo que chamou a atenção da polícia. Homens suspeitos foram abordados pelas autoridades e, com as mãos levantadas e na parede, passaram por rigorosa perícia, sendo liberados posteriormente.

Cerca de cinco torcedores do Flamengo se arriscaram e apareceram na porta do George Capwell, mesmo com as recomendações da população local indicando que o local era de risco. Uma delas era a rubro-negra Açucena Souza, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ), que surgiu com um óculos escuros sem uma lente. Para alguns, o adereço quebrado pode ter soado como um descuido, entretanto, muitos pescaram na hora o objetivo da vestimenta: uma provocação ao Emelec, dono do estádio.

A brincadeira faz alusão ao jogo entre o Flamengo e o time equatoriano na fase de grupos da Libertadores de 2018, quando o Rubro-Negro venceu os mandantes no George Capwell por 2 a 1, de virada, com dois gols de Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid. Na comemoração do segundo gol, alguns torcedores atiraram objetos no gramado, e o jovem atacante pegou justamente um óculos escuro sem uma lente e colocou em seu rosto, numa imagem que viralizou no mundo.

"Sim, é uma referência ao Vinícius Júnior [risos]. Alguns equatorianos aqui fora entenderam a brincadeira e ficaram falando "Vinícius, Vinícius", mas foi de boa [risos]", disse a torcedora, que chegou em Guayaquil na última quarta-feira (26).

'Pelada' do lado de fora

Depois que a situação se acalmou com os policiais, os equatorianos colocaram duas balizas de ferro e sem redes na rua, e improvisaram uma "pelada". Muitos deles vestiam camisas do Emelec, e o jogo foi disputado, com xingamentos e entradas duras. Alguns chegaram a convidar a imprensa para participar da partida.

Mistério para a imprensa

Por ordem da Conmebol, o Flamengo abriu somente 15 minutos do treino para a imprensa. A atividade começou com atraso e, no tempo que os jornalistas acompanharam, o técnico Dorival Júnior fez mistério, já que os jogadores apenas realizavam um treinamento físico.

O que se pôde perceber, porém, é que o chileno Vidal participou sem maiores problemas e indicou sua participação na final da Libertadores contra o Athletico, amanhã (29). O volante sofreu lesão no tornozelo direito e era dúvida para a partida.

O Flamengo volta a treinar hoje (28) no George Campwell, às 17h (horário de Brasília). A grande decisão no sábado acontecerá no mesmo horário, só que no estádio Monumental, que pertence ao Barcelona (EQU).