Barcelona vence Valencia no apagar das luzes com gol de Lewandowski
Em jogo aberto, com boas chances, mas pouca pontaria dos ataques, Barcelona conquista uma vitória sobre o Valencia nos acréscimos por 1 a 0, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. O Barça começou melhor, mas o jogo mudou ao longo do segundo tempo, com os anfitriões deixando a disputa mais aberta. O empate parecia certo, até que Lewandowski arrancou um gol de biquinho nos minutos finais.
O resultado deixa os donos da casa no meio da tabela, com 15 pontos, enquanto o Barça segue sua perseguição ao líder Real Madrid. Os catalães somam agora 31 pontos e esperam o final da rodada para saber a diferença para os madridistas.
Começo lento, com Barça ditando o ritmo
Mesmo com uma velocidade mais cadenciada e poucas chances claras no começo da partida, foram os visitantes quem tomaram o comando do jogo. O Valencia teve dificuldades de furar as linhas defensivas do adversário e ainda perderam Cavani antes dos 20 minutos iniciais, o que forçou Gattuso a mudar o esquema de ataque do time.
Valencia tenta crescer, mas abre espaços
Com uma marcação forte feita por uma linha de cinco, o Valencia não conseguia fazer a transição do seu jogo e via o Barça chegar com frequência à sua área, mas sem a pontaria necessária para abrir o placar. Os anfitriões até tentaram deixar o jogo mais de igual para igual, mas isso abriu ainda mais espaços para o time de Xavi ameaçar os adversários e seguir flertando com o gol em jogadas, principalmente, começadas pelas laterais. Já no final da etapa, Lewandowski chegou a mandar uma bola na trave com uma cabeçada.
Barcelona leva susto e jogo fica mais pegado
O começo do segundo tempo veio com um gol do Valencia, que foi anulado por uma atitude boba do brasileiro Marcos André, que colocou a mão na bola sem necessidade. Apesar de começar acuado, o Barça não deixou o Valencia gostar do jogo e respondeu logo em seguida com boa chance de Ansu Fati. Jogo mais aberto no início da etapa final.
Pouca eficiência domina as chances
Ainda que ambos os times conseguissem chegar às áreas adversárias, ameaçando abrir o placar, na hora da definição, os dois lados pecaram mais do que o ideal. Ora parando na defesa, ora errando o alvo, os dois ataques se mostraram pouco inspirados no momento mais importante do jogo. O Barcelona ainda teve uma chance clara, com Ferrán perdendo o gol de cara com Mamardashvili aos 38, para desespero de Xavi.
Lewa dá a vitória ao Barça
Parecia que o empate estava cravado, mas uma boa jogada de Raphinha, que achou uma bela bola enfiada por cima da área direto para o pé de Lewandowski, deu a bola que o polonês precisava para fazer o dele.
Ficha Técnica
Valencia x Barcelona
Data: 29/10/2022
Local: Estádio de Mestalla, Valencia, Espanha
Hora: 16h (de Brasília)
Gols: Lewandowski
Valencia: Mamardarshvili; Thierry, Gabriel Paulista, Comert, Gayà; Hugo G. Foulquier, Almeida, Lino, Kluivert; Cavani. Técnico: Gattuso
Barcelona: Ter Stegen; Balde, Kounde, Eric Garcia, Jordi Alba; De Jong, Busquets, Pedri; Dembelé, Ansu Fati; Lewandowski. Técnico: Xavi
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.