Topo

Libertadores - 2022

Com Libertadores, Flamengo aumenta 'galeria internacional' dos últimos anos

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/10/2022 04h00

Ao vencer o Athletico-PR, na tarde de ontem (29), em Guayaquil, no Equador, o Flamengo levantou a Copa Libertadores e aumentou a galeria de títulos internacionais conquistados nas últimas temporadas. Foi a terceira vez que o Rubro-Negro chegou ao topo do pódio nos últimos quatro anos.

De 2019 para cá, o clube se consolidou como um dos maiores vencedores do continente ao levar para a sala de troféus da Gávea duas Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.

Na Libertadores de 2019, a primeira no modelo de final única, o Fla, então comandado por Jorge Jesus, venceu o River Plate, da Argentina, por 2 a 1, de virada, em jogo em Lima, no Peru. O Rubro-Negro, assim, encerrou um jejum de 38 anos — o primeiro título no torneio foi em 1981.

No ano seguinte, a equipe da Gávea enfrentou o Independiente del Valle, da Colômbia, na Recopa Sul-Americana. Os brasileiros ficaram com o título após empate no jogo de ida, fora de casa, por 2 a 2 e vitória na volta, no Maracanã, por 3 a 0.

O Flamengo se tornou tricampeão da Libertadores na atual temporada, ao bater o Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil. Com o título, a equipe se qualifica para a Recopa Sul-Americana novamente contra o Independiente del Valle, que bateu o São Paulo na final da Copa Sul-Americana.

Será, então, uma oportunidade de conquistar mais um título internacional para aumentar a galeria, que ganhou novos integrantes sob a batuta de uma geração que se acostumou a colocar a faixa de campeão.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o primeiro jogo da Recopa de 2020 terminou empatado, e não com vitória do Flamengo. O erro foi corrigido.