Topo

Corinthians prejudicado? Árbitros criticam VAR em gol anulado contra Goiás

Yuri Alberto teve gol anulado contra o Goiás - Reprodução/Premiere
Yuri Alberto teve gol anulado contra o Goiás Imagem: Reprodução/Premiere

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 11h05

O Corinthians reclamou de um gol anulado de Yuri Alberto por impedimento, após análise do VAR, no empate sem gols contra o Goiás, ontem, na Serrinha pela 32ª rodada do Brasileirão. Árbitros ouvidos pelo UOL Esporte criticaram a atuação do árbitro de vídeo.

Após o camisa 9 do Corinthians marcar nos acréscimos do segundo tempo, o bandeirinha logo sinalizou a posição irregular de Yuri Alberto. Como parte do protocolo, o lance foi checado na cabine do VAR.

A linha de impedimento foi colocada no frame em que Giovane faz o lançamento para Yuri Alberto. Depois de finalizada a checagem, Igor Benevenuto de Oliveira (VAR) confirmou para Paulo Cesar Zanovelli, árbitro do campo, que a posição do jogador alvinegro era irregular.

O Corinthians, usando suas redes sociais, publicou duas imagens do lance e ironizou a marcação feita pela arbitragem do confronto.

Para Alfredo Loebeling, o gol deveria ter sido validado. "Pela imagem que eu vi, do VAR, o gol é legal. Queria entender por que não divulgaram rapidamente o áudio, por que demorou para mostrar a segunda linha, o que o VAR viu. O Corinthians pode reclamar. Na minha visão, o gol é legal, sim", afirmou.

"Para mim e para o mundo, gol legal pessimamente anulado. Pelo traçado da linha, claramente um atleta do Goiás está dando condições para o atleta do Corinthians. Não sei onde estavam os árbitros de vídeo", declarou Ulisses Tavares da Silva Filho.

Guilherme Ceretta vai além. "Infelizmente, esse campeonato vai ficar marcado pelas inúmeras falhas do VAR. Não consigo entender como brigam tanto com a imagem. O VAR, seja ele quem for, não pode interpretar um lance para o árbitro central. Agora, definir errado um impedimento é uma completa falta de preparo", disse.

"Temos uma mão de obra muito abaixo da exigência que o campeonato merece. Diretores começam a criticar, mas somem quando são beneficiados. Resumindo, eles querem acabar com o erro, mas não em prol do futebol e sim a seu favor", acrescentou Ceretta.

PC de Oliveira, comentarista de arbitragem da Globo, também viu posição legal de Yuri Alberto e acredita que o VAR errou.

Segundo o ex-arbitro, não foi exibida na tela do VAR um quadro que determina o momento exato em que o jogador toca na bola para ser traçada a linha de impedimento.

"Normalmente, a CBF traça a linha ao vivo. A única coisa que eles não mostraram foi o quadrante no canto da tela com o momento do toque na bola, do momento certo que existe o toque na bola. Eles fizeram uma aproximação, usaram uma câmera invertida da CBF, mas faltou no final o quadro no canto inferior na tela para identificar o momento do toque na bola. O VAR usou o frame", declarou PC de Oliveira na transmissão da partida no Premiere.